O site da agência Mediação, portal de notícias do curso de Jornalismo da Uninter, fechou o ano de 2021 com 211 posts. Foram mais de 11 mil visualizações. Com publicações diárias, os trabalhos produzidos em projetos laboratoriais dos estudantes do curso são divulgados no site e redes sociais da agência.
Ao longo do ano, o portal foi acessado por usuários de 27 países diferentes, sendo a maioria residentes do Brasil. A notícia mais acessada no site foi a divulgação da III Semana da Fotografia Uninter, com mais de 400 visualizações.
Confira a seguir os resultados obtidos em cada um dos projetos de extensão que fazem parte do programa Mediação.
Facebook: A Agência Mediação não possui uma conta própria na plataforma, mas divulga seu material na página Jornalismo Uninter. Com pouco mais de 2,4 mil curtidas e 2,6 mil seguidores, a página compartilha notícias do portal, posts de divulgações e novidades sobre o curso de Jornalismo.
Instagram: O Instagram da agência é onde são divulgadas todas as matérias que saíram no site, produções dos projetos de extensão e também divulgação de eventos. Com 392 seguidores, foram 203 posts publicados este ano. A maioria do público da rede social é de Curitiba, com pouco mais de 32%. Mas também conta com usuários do Rio de Janeiro (2,4%), São Paulo (2,13%) e Florianópolis (1,7%). A faixa-etária principal são jovens de 25 a 34 anos (39%).
Revista F: A revista virtual contou com duas publicações em 2021. Coordenada pelo projeto Ponto Zero, a edição 11 traz como destaque a herança africana no Rio de Janeiro. Já a edição 12 traz o especial "Fotografia". A Revista também organizou a III Semana da Fotografia Uninter. Com três dias de mesas-redondas, o evento obteve mais de mil visualizações no Youtube. Sobre o ano da Revista, a professora e coordenadora do projeto Marcia Boroski destaca as produções em período de pandemia: ''Nesse ano, pudemos consolidar a produção remota, além de retomar a Semana da Fotografia, evento que reuniu profissionais de diferentes vertentes da área. Além disso, contamos com uma equipe comprometida com o projeto, o que foi fundamental".
Marco Zero: O jornal-laboratório é o impresso da Uninter, disponibilizado também na versão online, via Issuu. Foram cinco edições publicadas. As edições 66, 67 e 68, lançadas em abril, e as edições 69 e 70, lançadas entre outubro e dezembro de 2021. O jornal possui 12 páginas e suas editorias trazem artigos de opinião, reportagens sobre comportamento, turismo, cidade, saúde, sustentabilidade, política, meio ambiente, a editoria "Tá na Web" e ensaios fotográficos. Entre os destaques estão reportagens mostrando como o isolamento social influenciou o mercado de trabalho, o movimento de globalização da cultura sul-coreana, o quadro da educação durante a pandemia, o tráfico de drogas dentro dos domicílios durante o período de quarentena e os altos números de casos de violência contra a mulher em 2020 e 2021.
Uninter Informa: O rádio jornal produzido quinzenalmente, trouxe conteúdos atuais em suas reportagens e quadros. Foram 17 edições produzidas a distância por alunos dos mais variados cantos do Brasil, respeitando o isolamento social da pandemia do Coronavírus. Além disso, o programa está em mais uma plataforma em 2021, o Spotify. O projeto conta com dez aluno e ganha destaque até para quem já tem experiência, como é o caso do estudante Jairo Winck. “Apesar de já ter experiência em rádio, foi um ano de muitos aprendizados com os colegas e equipe do Uninter Informa. Foi um ano mágico pois os temas em si me tiraram da minha zona de conforto que estava delimitada única e exclusivamente a falar de futebol na minha carreira. Gostei demais, levarei para a vida esse ano”.
EntreVerbos: A revista digital é voltada para conteúdo multimídia. Dividida em seis editorias (Cidadania, Ciência e Tecnologia, Cultura, Comportamento, Educação e Esportes), a revista publicou 11 reportagens neste ano e obteve mais de 43 mil visualizações ao longo do ano. Com destaque para reportagem sobre os benefícios do esporte para a inclusão social, que contabilizou 96 visualizações em 2021.
TEJU: Após os desafios impostos pelo isolamento social no ano de 2020, o telejornal do curso de Jornalismo da Uninter também adaptou as produções e finalizou o ano de 2021 com três programas publicados no canal do Youtube. As edições contaram com a participação de 7 alunos voluntários e somam mais de 1,4 mil visualizações no canal do TEJU no Youtube. A matéria relatando a sobrecarga das mães durante a pandemia, publicada em julho, obteve mais de 400 visualizações.
Nosso Rock: Disponível desde o ano de 2013, o programa de rádio Nosso Rock entrevista músicos do cenário underground. Os programas de 2021 mostraram os desafios enfrentados por cantores, compositores e bandas para superar as dificuldades causadas pela pandemia do Coronavírus. Foram 24 publicações no site do Mediação. A estudante de jornalismo Yasmin Thaynara, voluntária do projeto, comenta da experiência de participar. ''Eu gostei bastante de entrevistar as bandas pois eu me divertia'', diz. ''A parte de divulgar a banda nas redes foi muito bom também, consegui aprender bastante com o projeto e ao mesmo tempo me divertir''.
Artigo e opinião: As produções dessa editoria são trabalhos produzidos na UTA Contexto Sociocultural. A ideia é de que o aluno desenvolva seu senso crítico para temas relevantes na sociedade. Em 2021 foram 13 publicações no portal Mediação que obtiveram 308 visualizações, com destaque para a matéria sobre arte e o poder feminino que contabilizou 66 visualizações.
Jornalismo de dados: Trabalhos com foco em reportagens baseadas em dados, da UTA Tendências. Foram 11 trabalhos publicados no Mediação em 2021 com mais de 400 visualizações. A reportagem abordando o percentual de óbitos registrados como quedas em domicílio alcançou 181 visualizações no ano.
ComunicArte: Jornal mural do curso de Jornalismo. Produzido pelos alunos do curso, foram três publicações ao todo.
Vídeodocumentário: Projeto laboratorial produzido na UTA Imagem e Estética. Ao todo foram publicados cinco documentários no site Mediação. São eles "Por dentro da reportagem", "A chegada dos pioneiros a São José do Cedro", "Riscos e Prazeres da Vida em Duas Rodas" e "O estilo e a cor na arte perpetuando gerações" e "Jornal Nicolau de Folha a Folha". O vídeodocumentário produzido pelas estudantes Fernanda Guedes, Karin de Paula e Valéria Walesko, alcançou 102 visualizações pelo site da agência. Já a produção "Jornal Nicolau de Folha a Folha", dos estudantes Edgar Araújo, Mariana Becker e Maria Eduarda, chegou a obter 234 visualizações no endereço do Youtube onde está hospedada.
Memórias de Intercambista: O programa é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter (CNU) e o Setor de Internacionalização. As entrevistas trazem as experiências de estudantes brasileiros que estudaram fora. Com oito edições, o Memórias de 2021 trouxe como novidade alunos que fizeram intercâmbio virtual devido à pandemia do Coronavírus. Ao todo os programas contabilizaram 378 visualizações no Youtube e 182 visualizações no site da agência. A edição mais assistida do canal Jornalismo Uninter no Youtube e o mais acessado na Agência Mediação foi a entrevista com o estudante de Jornalismo Gustavo de Araújo, intercambista da Uninter na Universidade Central do Chile.
Apura Verdade: Uma das novidades do ano, o programa é um projeto do grupo pesquisa 'Novas Práticas em Jornalismo: Inovações no Ensino para o Combate à Desinformação'. Orientado pelas professoras Karine Vieira e Monica Fort, a iniciativa traz entrevistas com jornalistas e pesquisadores que trabalham no enfrentamento da desinformação. A finalidade é falar sobre as práticas desenvolvidas nesse processo e entender o contexto do atual trabalho jornalístico. Foram 10 edições publicadas em quatro meses. Uma conquista importante é o fato de que o projeto está entre os parceiros da Rede Nacional de Combate à Desinformação. Nicole Thessing é uma das alunas voluntárias do projeto e comenta como é a experiência. ''No Apura Verdade tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com excelentes jornalistas que atuam na pesquisa e no combate à desinformação, podendo aprofundar a temática sob diversos ângulos, o que nos trouxe uma experiência fundamental no nosso desenvolvimento como profissionais. Foi muito enriquecedor, tanto por poder desenvolver habilidades, como por aprender com pessoas que atuam diretamente com o tema''.
Foca no Jornalismo: Outra novidade foi a coluna Foca no Jornalismo. Resultante de uma parceria entre o curso de Jornalismo da Uninter e o jornal Plural. Os estudantes do curso podem participar por meio de projetos de extensão orientados pelos professores e ter seu material publicado pelo site. Foram 28 publicações durante o ano com destaque para a reportagem sobre a dificuldade de adaptação das crianças ao ensino remoto. A produção de Marcel Oliveira foi publicada em junho.
Projeto Independente: As publicações visam trazer o projetos de alunos de Jornalismo com projeto independente em comunicação ou jornalismo. Foram oito projetos divulgados em 2021, somando 327 visualizações na agência. O destaque vai para o blog Notícias da Educação da estudante Fátima de Souza Rocha, divulgação com maior número de acessos no site.
Literacia da Mídia: O programa apresenta entrevistas, debates e conversas relacionadas à área de Jornalismo. Produzido pelo curso de Jornalismo da Uninter e a Central de Notícias Uninter (CNU), foram exibidos três programas em 2021, totalizando 922 visualizações pelo canal do Youtube Jornalismo Uninter. A edição com a taxa de visualização mais alta foi a entrevista realizada com o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e jornalista da Gazeta do Povo, José Carlos Fernandes.
Eventos: A Agência Mediação realizou cobertura de eventos de premiação, divulgação científica e debates sobre a área do Jornalismo ao longo de 2021. Entre eles estão as Lives realizadas pela Uninter em comemoração do Dia do Jornalista, o 2º Prêmio Uninter de Comunicações, o VI Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, o evento Ética jornalística e pandemia do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), o Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o 20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), a Semana Acadêmica de Gestão da Uninter, a Expocom Regional Sul 2021, o 16º Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC) da Uninter, o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021), o 19º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor 2021), o 11º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor 2021) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e o Talking Business.
Comentários