Debate sobre jornalismo na Uninter toca em questões polêmicas da profissão

Atualizado: há um dia

Profissionais e professores mobilizaram público interno e externo a partir de temas atuais


Quase 100 mil pessoas visualizaram as lives realizadas pela Uninter em comemoração ao Dia dos Jornalistas (7 de abril). O evento, realizado nos dias 6, 7 e 8, foi transmitido por redes sociais da instituição e também pela TV Profissão para todo o Brasil via satélite e canais associados. A série de debates contou com a participação de Heródoto Barbeiro (TV Record), Guilherme Fiuza (Jovem Pan), Silvio Navarro (Rede TV), Ana Goulart de Andrade (UFRJ) e João Figueira (Universidade de Coimbra, Portugal). Os convidados debateram questões relacionadas ao tema "Jornalismo em tempos de desinformação e polarização".


Confira as lives na íntegra:

Jornalismo e Mercado: Cenário Global e Local

Jornalismo e Desinformação: Quem Diz a Verdade?

Jornalismo e Polarização: Dilemas Atuais


Os convidados tocaram em temas polêmicos como o mercado jornalístico, o ativismo de parte da imprensa, a cobertura da pandemia, os conflitos entre jornais e o presidente Jair Bolsonaro, entre outras questões. O público também participou por meio de mensagens via chat. Foram registradas mais de 4 mil comentários nas redes sociais da Uninter, além do que também repercutiu em outros perfis e páginas.


Uma das questões mais debatidas pelos participantes esteve relacionada à imparcialidade jornalística. O tema suscitou comentários dos convidados e também inflamou as interações com o público.


Para o chanceler da Uninter, professor Wilson Picler, que também participou dos debates, o evento foi extremamente importante para estudantes, profissionais e também para a sociedade. "Pelos comentários dos alunos e pelo nível das exposições, a gente percebeu que o seminário cumpriu perfeitamente com sua missão de fazer uma reflexão sobre o jornalismo contemporâneo", disse.


Os debates foram mediados por Guilherme Carvalho, professor e coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, pelo diretor de estrangeira corporativa e relações internacionais da instituição, Mario Henrique Lima, e pela professora Mônica Fort, também da Uninter.



Crédito da foto: montagem do print das lives

103 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Uninter Informa: disponível edição deste dia 7

O Uninter Informa desta sexta (7) traz três reportagens. Na primeira, Paulo Pessôa aborda a realidade da chamada "geração C", crianças nascidas a partir de 2016. Karla Marcolin, que também apresenta o