Projetos de extensão

Radiojornal laboratório semanal para a prática de jornalismo de mídia sonora. Possui 30 minutos de duração e inclui reportagens, notas ao vivo, opinião, agenda cultura, previsão do tempo, entre outros. É transmitido ao vivo toda sexta-feira, às 18h30h pela Rádio Web Uninter e também pelo facebook @jornalismouninter.

Criado em 2009, o jornal-laboratório Marco Zero é uma publicação impressa, de periodicidade bimestral, composta de 12 páginas, que tem como proposta propiciar a união entre os ensinamentos teóricos, desenvolvidos em sala de aula, com os aspectos práticos da atividade jornalística.

A EntreVerbos é a revista digital do curso de Jornalismo do Centro Universitário Internacional – Uninter, destinada à produção de reportagens multimídia. Reformulada em 2016, a webrevista apresenta seis editorias específicas (Cidadania, Cultura, Esportes, Comportamento, Ciência e Tecnologia, e Educação). Inclui ainda uma reportagem mais aprofundada, feita por dois repórteres, chamada de Especial. 

O Núcleo de Imagem Ponto Zero engloba quatro projetos, são eles: Estúdio F (estúdio de fotografia), Banco F (banco de imagens que reúne produções visuais dos alunos), Ponto F (ponto de apoio para projetos fotográficos e audiovisuais) e a Revista F. A produção é feita semanalmente e vinculada aos projetos fotográficos do curso.

A revista laboratorial Revista F  faz parte do Ponto Zero e tem como objetivo apresentar matérias jornalísticas, ensaios fotográficos, resenhas críticas, charges, releituras, campanhas publicitárias entre outros materiais jornalísticos, artísticos e reflexivos. A revista, divulgada virtualmente, tem conteúdo produzido em sala de aula e no projeto Ponto Zero.

O Blog da Revista F concentra as produções dos alunos que fazem Jornalismo à distância (EAD) e que produzem matérias sobre cidades e cultura para a editoria Brasil de Todos os Cantos da Revista F - enquanto Projeto Laboratorial (PL). As postagens no blog variam entre duas e três postagens por semana e trazem texto e fotos.

logo cultura.jpg

O programa Studio Cultura Digital é um projeto em rádio que visa a divulgação e conteúdos relacionados ao universo jovem. Traz conteúdos informativos e culturais buscando atualidades e prestação de serviço público.

Programa telejornalístico no formato de grande reportagem que aborda temas relevantes à sociedade, Com duração de 10 minutos, traz uma linguagem dinâmica e uma estética que se vale do uso de duas câmeras para valorizar as imagens.

Jornal Mural produzido por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Propaganda e Marketing da Uninter que informa sobre eventos e produções realizados por alunos, professores e coordenação desses cursos.

Telejornal voltado para o aprendizado e treinamento prático de produção jornalística para televisão produzido em conjunto com a disciplina de telejornalismo. Com 30 minutos de duração, o TEJU explora reportagens de relevância social fortalecendo o senso crítico dos estudantes e estimulando a função social do jornalismo.

 Programa de rádio existente desde 2013. Consiste em programa de entrevista com personagens da cena rock curitibana, com ênfase no debate sobre cultura underground. É exibido todas às quartas, das 18h15 às 19h, ao vivo e com reprise nas sextas, às 23 horas pela radioweb Uninter.

Explica aio.png

Este projeto reúne alunos de Jornalismo e Publicidade para trabalhar com estudantes de ensino médio, do Colégio Zacarias, de Curitiba. Eles explicam aos mais novos como criar um portal com conteúdo jornalístico.

comunica.jpg

 Programa de plataforma televisiva, consiste em um formato mais dinâmico, e descontraído com duração em média de 5 minutos, no entanto, aborda assuntos de interesse social e curiosidades

Comunica+.png

O Comunica+ é um programa telejornalístico com repórteres de variados cantos do Brasil, que aborda temas atuais e com relevância para a sociedade. Com edições bi-semanais, é transmitido ao vivo pela Tv Profissão.