"Memórias de Intercambista": 11ª edição aborda intercâmbio virtual



O programa "Memórias de Intercambista" está de volta. A 11ª edição foi exibida nesta terça-feira (20), trazendo como convidado o estudante de jornalismo Gustavo de Araújo. Intercambista da Uninter na Universidade Central do Chile, ele contou como é o ensino na modalidade virtual e falou das experiências vividas no intercâmbio.


Após o semestre na Universidade chilena, Gustavo diz que o intercâmbio agregou em sua vida, tanto pessoal quando profissional: “Conhecer outras culturas, conhecer como eles conversam, a ligação professor e aluno, aluno e aluno agrega demais. Agrega em vários sentidos”, e reforça que o intercâmbio é importante na carreira profissional: ‘’O idioma é a principal questão. Não adianta dizer que sabe falar espanhol". "Sem o espanhol você não faz nada. Eles não falam uma palavra em outro idioma. Aí você mostra que você sabe, que conseguiu se virar e deu conta do recado’’, diz Gustavo. ‘’Por mais que você está longe, agrega demais”, conclui.


No bate-papo, ele respondeu ao comentário de uma expectadora sobre como foi o networking à distância: ‘Uma das pessoas que mais ficaram próximas comigo foi uma colombiana de Bogotá. Eu tive contato de fazer amizade com poucos ali, mas tive. Acredito que essa amizade que a gente faz com o pessoal de fora é muito difícil de se afastar, é muito difícil perder esse vínculo’’, respondeu.


Para finalizar a conversa, ele também deu dica para o estudante que está pensando em fazer intercâmbio: “Seja para realmente crescer, tanto como pessoa quanto profissional, para ter um diferencial lá na frente, vale totalmente a pena. Não tem nenhum ponto negativo. Se tiver disponibilidade e vontade é o que basta’’, incentiva o intercambista.



O programa


O programa Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook da Radio Uninter, e também nos canais do YouTube do Jornalismo Uninter e da Rádio Uninter. As edições são quinzenais, e pode contar com comentários de expectadores.


Foto de capa: Arquivo Ucen

Foto notícia: Print