• Paulo Terceiro

Seminário debate os desafios da pesquisa em Comunicação

Pesquisadores de várias instituições apresentaram seus trabalhos em dois dias de evento


Professores Alexsandro Ribeiro e Mônica Fort, junto com o aluno Luan da Silva Companhoni no Grupo de Trabalho Jornalismo, Mídia e Tecnologia. Foto: Print


A sexta edição do Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, realizada nos dias 1 e 2 de julho, reuniu pesquisadores e estudantes de diferentes instituições. O evento foi realizado de forma online, tomando como exemplo a dinâmica do formato adotado no ano passado. Foram 50 trabalhos apresentados com 15 instituições representadas e divididas em 4 grupos de trabalho. Cerca de 1.500 inscritos acompanhou as apresentações.


Luan da Silva Companhoni, estudante de Jornalismo e Relações Internacionais da Uninter, diz que espera que seu trabalho ajude a criar um melhor entendimento sobre o que ele denomina "ponto invisíveis" da interação social do consumidor com a mídia. "É minha primeira experiência em um seminário acadêmico como o da Uninter", conta Luan. "Me senti um pouco inseguro a princípio por ser inexperiente, mas a recepção do trabalho foi muito boa e tive ótimo feedback, que me deixou muito grato por participar", completa.


A mesa de abertura foi mediada pelo professor Guilherme Carvalho, coordenador do curso de jornalismo e líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Mídia e Tecnologia. Participaram também os professores Alexandre Correia dos Santos, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Desiré Dominschek, coordenadora de pesquisa, Elton Schneider, diretor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios, e Nelson Castanheira, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação.


“A gente hoje está vivendo essa realidade de informação, desinformação, muita gente botando opinião à frente de fatos”, disse Schneider durante a solenidade de abertura. “Se hoje a gente está aqui para falar de um evento de pesquisa e pessoas que estão pesquisando, é porque nós queremos informação para balizar a nossa ação daqui para frente.”


Professores Roseméri Laurindo, Marcia Brosoki e Tarcis Prado Júnior na Mesa de Debates. Foto: Youtube/ Jornalismo Uninter


A mesa de debate, mediada pela professora Marcia Boroski, contou com a participação dos professores Roseméri Laurindo, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), e Tarcis Prado Junior, da Universidade Tuiuti do Paraná.


“Meu sonho é ver trabalhos integrados a partir das virtudes que a gente tem que desenvolver sobretudo na parte de formação na comunicação”, disse Laurindo. Ela ressaltou a importância da união da área do jornalismo e publicidade para realização da comunicação solidária à serviço da evolução humana.


Organizadores


A organização do Seminário foi realizada pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação Sociedade e Tecnologia da Uninter. O evento contou com apoio de 25 professores, além de parcerias com instituições de ensino superior..

14 visualizações