• renatatcristina

Trabalhos de estudantes da Uninter são finalistas na Expocom 2021


''Solitárias, não sozinhas'' é finalista da Regional Sul do Expocom. Foto: Print


Projetos de oito estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uninter, estão entre os finalistas do Expocom Regional Sul 2021. O Expocom, além de uma exposição dos projetos de alunos, também premia as produções feitas exclusivamente por estudantes de comunicação.


Victória Renée Kalckmann, finalista na categoria Comunicação, Espaço e Cidadania com o trabalho que retrata a solidão materna ‘’Solitárias, não sozinhas’’, falou sobre a felicidade de estar entre os selecionados: ‘’Fico muito feliz não só pelo prestígio, mas de poder dar vez e voz para as mulheres que participaram desse projeto comigo. Cumprindo com um dos meus objetivos do projeto que era trazer pra esfera pública essa discussão.’’, comemora.


Além de Victória, Miriele Aparecida de Lima também está entre os finalistas. O audiodocumentário ‘’Jovens empreendedores’’ foi um desafio para ela, que fez o trabalho de forma remota, mesmo sem a estrutura de uma rádio. “Vou levar para minha vida, com certeza. Eu amo muito rádio, então eu acho que ele ficou muito maravilhoso. Tanto em conteúdo quanto na produção em si. Então estou muito orgulhosa do trabalho que consegui fazer.’’, afirma.


A produção de Ivone de Assis Souza ‘’Não me Esqueça’’, um livro-reportagem sobre o Alzheimer, foi orientada pelo professor Mauri König. Ele exalta o mérito da ex-aluna e também a importância do reconhecimento dos avaliadores. ‘’Não tenho dúvidas de que isso é um incentivo. Que esse reconhecimento dos avaliadores do Expocom vai ser muito importante na carreira profissional da Ivone. Ela já tem um trabalho muito bom. Ela desenvolveu muita coisa de excelência ao longo da formação como jornalista e agora, no exercício da profissão, o fato dela estar entre os finalistas é uma demonstração de que ela vai ser, e já é uma jornalista excepcional”, diz o professor.

O evento


Devido a pandemia, a Intercom (A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) manteve, assim como em 2020, o evento 100% virtual e também o Encontro Inter-regiões. Em 2021, o Inter-regiões vai reunir estudantes, pós-graduandos, professores e pesquisadores das cinco regiões do país. A festa de premiação da Expocom Sul, será dia 06 de Agosto, às 19 horas. Você pode conferir mais informações no site da Intercom.

Confira a lista dos trabalhos da Uninter finalistas:


1. Solitárias, não sozinhas: uma reportagem multimídia sobre a solidão materna

Aluna: Victória Renée Kalckmann Prunzel

Orientadora: Márcia Boroski

2. Economia em Tempos de Corona

Aluno: Paulo Pessôa de Andrade Neto

Orientador: Guilherme de Carvalho


3. Não me Esqueça: um livro-reportagem sobre o Alzheimer

Aluna: Ivone de Assis Souza

Orientador: Mauri Kônig


4. Polarização na América Latina chega às eleições municipais brasileiras

Aluna: Milene Martins

Orientadora: Karine Moura Vieira


5. Jovens empreendedores: audiodocumentário

Aluna: Miriele Aparecida de Lima

Orientadora: Karine Moura Vieira


6. Grafita - Agência Experimental

Aluno: Iago Bergamini Moura

Orientadora: Ana Paula Heck


7. Revista ARTeen

Aluna: Tamires Stefanie Ribeiro Raymundo

Orientador: Matias Paruyera


8. Umbandacast: Blog sobre a história da umbanda e sua cultura em Curitiba

Aluno: Gabriel Mafra

Orientador: Karine Moura Vieira

142 visualizações