top of page

Fique de olho: eventos de comunicação para participar em 2023


Os eventos acadêmicos são uma grande oportunidade para que jornalistas em formação tenham contato direto com profissionais da área de trabalho. A troca de conhecimentos e experiências é de extrema importância desde a graduação, pois preparam o estudante para os desafios do futuro.


Visando essa aproximação com área profissional, confira a seguir alguns eventos imperdíveis do meio da comunicação que acontecem em 2023:


Eventos da Uninter


Os cursos de comunicação da Uninter terão uma programação acadêmica especial para os alunos em 2023. A Mostra de Projetos do curso de Jornalismo acontece no dia 16 de fevereiro e é uma oportunidade para os estudantes de jornalismo divulgarem seus trabalhos.


Para incluir na sua agenda também está o Prêmio Uninter de Comunicação. A premiação que busca reconhecer as melhores produções dos cursos de Jornalismo e Publicidade, ocorre no dia 28 de abril. As inscrições ficam abertas até o dia 31 de março.


Outro evento é o Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, marcado para os dias 14 e 15 de julho. Podem participar do Seminário alunos pesquisadores, tanto da graduação como pós-graduação, assim como professores(as), que possuem o desejo de divulgarem suas pesquisas, sejam elas concluídas ou em andamento, projetos de iniciação científica, TCCs, trabalhos de mestrados, doutorados e relatórios de pesquisa. No ano passado, o evento bateu o recorde de inscrições.



No mês de abril, acontece entre os dias 25 a 28, o 22° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor), em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) contará com conferências, reuniões, mesas redondas e outras atividades que reúnem profissionais, professores e estudantes de jornalismo. Para fazer a sua inscrição e saber mais detalhes acesse o site oficial do encontro.



O Festival 3i - Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente é um festival focado na inovação e no empreendedorismo. O evento que é uma iniciativa de 13 plataformas de jornalismo digital será no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de maio.


Intercom


Em 2023, ocorre também o 23º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul (Intercom Sul). Marcado para 8 a 10 de junho, o evento é o maior de comunicação da região sul do Brasil e recebe pesquisadores, professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No ano de 2022, a Intercom contou com mais de mil participantes e quatrocentos trabalhos apresentados. Neste ano, o congresso ainda não tem local definido.



Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo


O maior encontro de jornalistas do país, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo terá sua 18ª edição nos dias 29 junho a 2 julho, em São Paulo. Por meio deste formulário on-line é possível sugerir ideias de palestras, cursos, oficinas e palestrantes para o evento que ainda está sendo organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).


Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido", a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), será realizada de 23 a 29 de julho na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A reunião terá conferências, mesas-redondas, painéis, atividades culturais, exposições e atividades. O evento é aberto e será gratuito para estudantes do ensino básico e/ou técnico. As inscrições de trabalhos e para pessoas que buscam certificação ficam abertas até o dia 13 de julho. As informações completas estão disponíveis no site da SBPC.


Eventos Internacionais


Além da programação nacional, o calendário de 2023 também tem destaque para o cenário internacional. Confira alguns dos eventos de comunicação que devem acontecer fora do país:


A Conferência Global de Jornalismo Investigativo (GIJC) acontece em setembro nos dias 19 e 22, em Gotemburgo, na Suécia. A programação da GIJC terá painéis, workshops e sessões de networking envolvendo temas relevantes no jornalismo. As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro e estão sendo ofertadas 150 bolsas para a participação de jornalistas na conferência. Saiba todos os detalhes clicando aqui.


O jornalismo investigativo também é foco na América Latina, na Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo (COLPIN). Organizado pelo Instituto Prensa y Sociedad (IPYS), o evento traz trabalhos da imprensa, rádio, televisão e internet. Em 2023, a COLPIN será sediada no México, ainda sem datas definidas.


Outro evento internacional para manter no radar é o Festival Gabo, que será realizado em Medellín, na Colômbia. O encontro tem como pauta não somente o jornalismo como também a literatura, a poesia, a educação, a diversidade, o gênero, a criatividade e a inovação. No ano passado, o festival ocorreu em Bogotá e teve mais de 4 mil participantes e 100 convidados. Para atualizações do Festival Gabo 2023 acesse: https://premioggm.org/.


Para saber mais sobre os eventos de comunicação em 2023 fique atento aos canais de comunicação dos cursos da Uninter e da Agência Mediação.

2.263 visualizações

Comments


bottom of page