Alunos da Uninter participam do maior congresso de Comunicação da região Sul


Entre os dias 16 e 18 de junho, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu o 22º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul (Intercom 2022).

A edição marcou a volta para os eventos presenciais que estavam interrompidos desde do início da pandemia da Covid-19 em 2020.


O congresso é o maior evento de comunicação da região sul do Brasil e recebe pesquisadores, professores e alunos de graduação, mestrado e doutorado dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Neste ano, foram mais de mil profissionais e alunos participantes, além da apresentação de mais de 400 trabalhos nos três dias de evento.


Para o diretor da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Univali, professor Hans Peder Behling, o desafio da organização do evento foi bem sucedido. "O evento superou nossas expectativas. Tanto em termos de quantidade de inscritos, porque a gente estava bem apreensivo no pós-pandemia", destaca.


O Intercom Sul recebeu mesas, palestras e trabalhos com temas de fact-checking, mercado da comunicação, jornalismo investigativo e cobertura de guerras.


Para muitos estudantes, o Intercom Sul foi a primeira experiência em um congresso científico. É o caso de Bárbara Ogliari Tagliani, estudante de Jornalismo da Uninter, que apresentou sua pesquisa de TCC no evento. "Essa é uma carreira que eu quero levar para frente. Eu quero ser pesquisadora, eu quero ser professora. Então pra mim foi essencial", destaca a estudante.


Durante o congresso, também foi realizada a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que premia os melhores trabalhos produzidos por estudantes de Comunicação no âmbito acadêmico. A Uninter esteve representada por nove trabalhos finalistas.


Confira mais sobre o evento presencial na reportagem da Central de Notícias Uninter (CNU):




Imagem: Divulgação Intercom Sul.

7 visualizações