A importância de um cuidado imediato após queimaduras
- Vitória Abranoski
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Com as queimadas em Formosa-GO, o índice de internações em decorrência por queimaduras e complicações respiratórias dispararam. Segundo dados da agência de notícias do estado de Gioás, a média era de 2.2 mil focos de incêndio, e passou para 3.1 mil em setembro de 2024.
Diante disso, fica o questionamento: com o alto nível de queimadas, qual é o cuidado necessário após uma queimadura? A técnica de enfermagem, Kleysla Karoline, explica que “é fundamental evitar a exposição à fumaça e, em caso de queimaduras, realizar atendimento imediato com limpeza da área e buscar assistência hospitalar. Pequenos cuidados evitam complicações graves”.
Para queimaduras de primeiro ou segundo grau, o primeiro passo é esfriar rapidamente a pele com água fria de maneira rápida a pele, para que assim as camadas mais profundas não continuem queimando e provocando lesões e dores.
Além desse fator, pomadas podem ajudar no tratamento, mas sempre com uma orientação médica antes de utilizar. Em casos graves, é essencial procurar um médico imediatamente – nunca tente resolver sozinho. O tratamento pode exigir curativos avançados, enxertos de pele, terapia a laser, reabilitação física e medicamentos.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da fatalidade, as atitudes necessárias para os primeiros socorros e prevenções para evitar casos de queimadura, foi instituída a Lei 12.026/2009, que estabelece o dia 6 de junho como Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras.
Confira a reportagem completa desta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, na Revista Entreverbos.









Comentários