top of page

Evento de marketing aborda metaverso, web 3.0 e marketing conversacional



O sétimo episódio do vídeocast Midiatize falou sobre o RD Summit e contou com a participação dos professores Achiles Batista Jr, Alexandre Correia dos Santos, Maria Avis e a presença especial de Joaquim Presas, designer, mestre e doutorando em Marketing e fundador da Pontodesign.


O RD Summit é um evento de marketing, vendas e inovação organizado pela Resultados Digitais que ocorre desde 2013. Presas explicou que na edição deste ano os principais temas abordados giraram em torno do metaverso, web 3.0 e marketing conversacional.


Em relação ao marketing conversacional, a professora Maria Avis pontua que "as empresas não fazem isso, elas usam o whatsapp para responder as mensagens que chegam até elas, mas não usam como um canal de vendas. E quando a RD lança essa nova função na RD Station é para ser o inverso, é para usar como catálogo de venda, para pagamento, etc".


Presas define metaverso como "o conjunto de negócios digitais relacionados fora do ambiente offline". Ele explica também que a web 2.0 é o que a gente vive hoje, em que a internet possibilita que tenhamos muita interação e relacionamento. "E a web 3.0 é como será a internet quando não existir, por exemplo, limitações ou pouquíssimas limitações de transmissão de dados, quando eu puder passar grandes volumes de dados", afirma. E com isso se expande o que pode ser feito com a tecnologia que já existe, embora seja tecnicamente difícil por conta de custos.


As recentes demissões nas big techs também esteve em pauta. Sobre os impactos que podem haver com a retração da Meta (antigo Facebook), Presas ressalta que "toda remoção de pessoal vai limitar alguma coisa, isso é fato. Infelizmente, nós precisamos de pessoas". Mas, assinala que era algo que já estava de certa forma previsto, pois "o Facebook vinha apresentando problemas de rentabilidade em função de seus custos operacionais".


Para assistir ao episódio completo clique aqui. Midiatize O Midiatize é um podcast dos cursos de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter, produzido pela Escola de Gestão, Comunicação e Negócios. Os episódios são exibidos na canal do Youtube do Super Marketing Uninter. Imagem: Print da Transmissão.

13 visualizações
bottom of page