A prática do mochilão inspira jornalista a escrever sobre a alma do futebol europeu
- Kauã de Freitas

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Um mochilão por 40 países da Europa, paixão por futebol e jornalismo, tudo isso está reunido no livro "Destino Futebol Europeu" do jornalista Thiago Rodrigo.
Embarcando em uma jornada de descobertas e histórias na Europa, o programa Midiatize trouxe a dinâmica na vida de um mochileiro e como foi a produção de um livro na viagem, que totalizou 15 meses. A edição que levou como tema "Jornalismo de mochilão: como produzir um livro sobre futebol europeu", foi ao ar no dia 24 de outubro, mediada pelos professores Matheus Felipe e Larissa Drabeski.
Formado em jornalismo pela PUC-PR em 2012, Thiago era apaixonado por futebol desde pequeno, o que só cresceu durante os anos. Durante o programa, ele relembrou o surgimento do projeto e o que o levou a querer retratar o futebol em um livro.
“Eu viajei para conhecer mais sobre os clubes que eu tanto via desde a minha infância, e me surgiu uma ideia de retratar essa experiência. A ideia veio de um livro que já existe, que é "A sombra de um Gigante" que aborda times que vivem na sombra de clubes maiores, e no meio das minhas entrevistas eu lembrei deste livro”, destaca Thiago

Após trazer algumas experiências vividas na viagem, Thiago foi questionado por Larissa sobre o processo para a elaboração do livro, algo que é mais do que só escrever, mas de organizar os processos de apuração e separar um tempo para os projetos pessoais.
“Não é uma tarefa fácil, porque eu não tinha ideia de qual objetivo que eu queria dar, mas eu dividi o meu livro em capítulos, e em cada capítulo, um clube. Eu busquei os meus entrevistados através da rede X e após as entrevistas eu degravei cada entrevista; pesquisei mais sobre as histórias dos clubes, os campeonatos perdidos, as conquistas de cada um. Depois de todas essas informações eu fiz a junção de cada relato dos torcedores, com os acontecimentos. Claro que isso exige organização e também tempo. Eu reservava três horas por dia para o meu projeto individual”, lembrou Thiago.
No decorrer da edição, a relação entre o jornalismo e as práticas jornalísticas fizeram parte do programa, trazendo a dinâmica vivida dos jornalistas na prática de se fazer um mochilão, e a relação do jornalismo esportivo com o futebol no mundo.
Confira a edição completa abaixo:









Comentários