Comunicação e marketing em período eleitoral é tema do Midiatize
- Nicole Thessing
- 23 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2023

Comandado pelos professores Guilherme Carvalho, Alexandre Correia dos Santos e Achiles Batista Jr, o quarto episódio do vídeocast Midiatize falou sobre comunicação e marketing no período eleitoral. Para dar início ao tema, o professor Batista Jr, coordenador do curso de Marketing Digital, explicou a diferença entre marketing político, marketing eleitoral e marketing público.
Outra pauta do programa foi a diferença da comunicação nas campanhas de 2018 e nas deste ano. Para o professor e coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho, houve uma mudança no uso das redes sociais desde as últimas eleições presidenciais. Em 2018, os embates levaram a rompimentos de relações de amizade e familiares. Neste ano, o cenário "de disputa dentro do ambiente digital passou a ser um espaço muito mais, do meu ponto de vista, de mobilização, de fidelização, do que de conversão de voto, por exemplo", avalia.
"A rede social talvez não tenha a força decisória que teve na eleição anterior, porque ela não é um espaço de decisão de voto, mas me parece que a rede social tem sido utilizada muito mais para mobilização. No sentido de que eu compartilho informações com meu grupo, que vão fortalecer a candidatura que eu defendo ou que meu grupo defende, e que me dá argumentos para contrapor a outra candidatura", explica Carvalho.
O professor Alexandre Correia dos Santos, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, concorda que "as pessoas estão evitando o embate, a discussão, a briga". Mas pontua que "o cenário é diferente, os atores são diferentes, mas a polarização ainda é muito grande, é muito forte". Para o professor, "os grupos que se implodiram não voltaram a ser formados. Então, a polarização definitivamente dividiu as pessoas", afirma.
O programa abordou também o alto percentual de pessoas que decidem seus candidatos em cima da hora e a escolha baseada em critérios superficiais, como a aparência, por exemplo. Esses fatores acabam sendo explorados pelos candidatos em suas campanhas, com o uso de media training. Além disso, as pessoas não lembram em quem votaram nas últimas eleições e isso é um problema dentro do âmbito político, pois "se tem uma marca que você gosta, e essa marca te faz mal, você não pode mais consumir essa marca", defende o professor Batista Jr.
Acesse o episódio completo aqui.
Midiatize
O Midiatize é um podcast dos cursos de Comunicação e Marketing do Centro Universitário Internacional Uninter, produzido pela Escola de Gestão, Comunicação e Negócios. Os episódios são exibidos na canal do Youtube do Super Marketing Uninter.
Imagem: Print da Transmissão.









Volar con Lufthansa Airlines es muy cómodo. Si quiere viajar con la aerolínea y conocer todas las informacion sobre el vuelo o billete, en este caso puede visitar el sitio de vuelotatino. Para saber las información o resolver sus consultas, puede marcar el número de teléfono Lufthansa Airlines Colombia porque este número es gratuito y está disponible 24 horas todos los días.
Ya sea quiere reservar vuelos baratos o gestionar su viaje, el número de copa airlines siempre le ayuda. Si usted no puede reservar vuelos o gestionar su reserva existente en línea, puede aprovechar asistencia de la aerolinea. Marque este número de copa airlines +1786-840-2672 y conecta con un ejecutivo del equipo de atencion al cliente. Proporciona su consulta con detalla para obtener la solucion adecuada.
Take a moment to think about your next move. The ncfe diploma at UNICCM offers you the chance to reflect and grow. Our courses help you explore your interests deeply. Develop new perspectives while building on what you know. We value all learning journeys and embrace your unique story. Let your next step be a thoughtful one. Register now and start a meaningful new chapter.
Professionals looking to advance in the industry often start by understanding the rics cpd requirements. The College of Contract Management presents this information in a clear and practical format. This helps surveyors plan meaningful learning activities throughout the year.
Ultraguard is a leading provider of PPF coating, renowned for their advanced technology and superior quality. Their PPF solutions offer exceptional protection against scratches, chips, and environmental damage, preserving the pristine look of vehicles. UltraGuard's innovative products are designed for durability, clarity, and self-healing properties, ensuring long-lasting performance. Committed to excellence, UltraGuard delivers top-tier protection and aesthetic enhancement, making them a trusted choice for automotive enthusiasts and professionals.