top of page

Ciberstalking: um fenômeno que poucos conhecem

Humihação, ameaças e ofensas sexuais: características da ação de um "stalker" com suas vítimas. Uma reportagem publicada pelo Fantástico no dia dez de março deste ano mostrou essa prática que se fortificou com o auge a internet e acaba atingindo, principalmente, as mulheres.

Em um Brasil onde várias leis não são respeitadas, crimes cibernéticos como o "Ciberstalking"; ou seja, a prática de perseguir uma pessoa através de dispositivos online e, consequentemente, a vida real da vítima; é mais um ato que entra para esta lista de delitos que não recebem punições adequadas. Por ser mais sigilosa, onde o agente atua por trás da tecnologia, muitas vezes acaba esquecida e impune.

Numa pesquisa realizada pelo Datafolha, números revelam que a violência contra gênero feminino via internet ampliou de 1,2%, das questionadas em 2017, para 8,2%, em 2018. Isso demonstra que a integridade feminina, tanto no dia a dia, quanto na internet, é alvo de um machismo sustentado por uma sociedade patriarcal vivida desde tempos antigos e que não há um lugar, nem época segura para se proteger.

Apesar de Curitiba ter a Nuciber, delegacia para crimes Cibernéticos, muitas mulheres não efetivam a imputação por medo, já que sabem que muitos crimes, além deste, não têm punições severas e que seus malfeitores retornarão a agredi-las mais violentamente devido as acusações. Mesmo que a melhor escolha seja a denúncia, a insegurança continua e as ameaças persistem.

Embora sejam reduzidos a condições menores, é de extrema importância a realização de uma denúncia. Quanto mais visível estiver essas práticas, mais atentas às autoridades estarão e, como resultado, mais terá relevância perante os seus conceitos.

Imagens: Rhubia Ribeiro

[if gte vml 1]><v:rect id="rectole0000000000" o:spid="_x0000_i1025" style='width:431.25pt;height:561.75pt' o:ole="" o:preferrelative="t" stroked="f"> <v:imagedata src="file:///C:/Users/92007699/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png" o:title=""></v:imagedata> </v:rect><![endif][if !vml][endif][if gte mso 9]><xml> <o:OLEObject Type="Embed" ProgID="StaticMetafile" ShapeID="rectole0000000000" DrawAspect="Content" ObjectID="_1629113132"> </o:OLEObject> </xml><![endif]

32 visualizações
bottom of page