top of page

TCC retoma história do Paraná Clube, da ascenção à queda


A nova seção da Agência Mediação vai compartilhar TCCs produzidos por alunos do curso de jornalismo da Uninter e que se destacaram pela qualidade da produção.


O primeiro trabalho destacado é do aluno Flavio Ducatti, que produziu o audiodocumentário "Paraná Clube: do Auge à queda" a situação do clube paranaense. A produção é parte do seu TCC em Jornalismo e busca entender o que estava acontecendo dentro do clube.


Antes de partir para o audiodocumentário, Flavio conta que a sua ideia inicial não era um produto, mas uma monografia. Porém, com o decorrer do tempo percebeu que não se encaixava com suas ideias. Foi então que decidiu trocar o tema e apresentou o produto para a professora Larissa Drabeski, que no mesmo momento apoiou a ideia.


A escolha pelo Paraná Clube partiu do momento em que o clube foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Esse foi um período conturbado, com a renúncia do então presidente Leonardo Oliveira e o atraso dos salários de jogadores e funcionários.


Isso despertou em Flavio a busca por entender o que estaria acontecendo com o clube naquele momento, buscando explicação de como chegou até essa situação.


O aluno destacou alguns pontos positivos durante o processo de produção. Entre eles esteve o suporte da sua orientadora, Maíra Nunes, que ajudou muito na construção do trabalho, e o apoio da Central de Notícias Uninter (CNU), que disponibilizou o estúdio para gravações.


Entretanto, o processo também reservou desafios para o estudante: "Destaco a dificuldade em conseguir entrevistar alguém do clube. No período em que estava produzindo TCC, o Paraná passava por um processo complicado, não tinha conseguido o acesso no campeonato paranaense. Tinha todo aquele imbróglio sobre o clube se tornar uma Sociedade Ânonima de Futebol (SAF). Então foi bem complicado conseguir contato com os dirigentes, eles não toparam entrevistas e até hoje está difícil conseguir contato com alguém de dentro do clube. Falta comunicação e transparência por parte da diretoria", relata Flavio.


Confira o trabalho na íntegra:





57 visualizações

Comments


bottom of page