Jornalismo impresso em xeque na era digital
- Kauã de Freitas

- 21 de jul.
- 2 min de leitura
Será que o jornalismo impresso vai acabar? Na mais nova edição do Midiatize, realizado pelo canal SuperMídia, a mídia impressa foi abordada de uma nova perspectiva.
Com a presença do jornalista e escritor Adherbal Fortes de Sá Júnior, o programa foi conduzido pelo coordenador do curso de Jornalismo da Uninter, Guilherme Carvalho, e pelo professor e jornalista investigativo Mauri König.
Durante o videocast, König abordou o papel dos jornais impressos como uma forma de resgate histórico dos acontecimentos de época. Em muitos casos esse tipo de resgate colabora para historiadores conseguirem entender o que houve e como ocorreu o fato, além de promover uma experiência sensorial.
Adherbal Júnior falou sobre o livro de sua autoria, “Nicodemo: obtuário sincero dos jornais de Curitiba”, além de compartilhar as experiências no ramo jornalístico até os dias atuais.

Baseado em um indivíduo com o nome Nicodemo, que era um homem jovem, aparentemente cheio de vida e no auge da sua idade, infelizmente acabou falecendo e doado para os estudantes de medicina, na época, para ser estudado. A relação foi feita pelos anos de glória em que os jornais impressos curitibanos e o jovem tiveram e o fim precoce nas duas situações. Levando o nome do jovem, o livro “Nicodemo” ganhou espaço no bate papo, retratando as histórias dos jornais impressos curitibanos que desapareceram pela falta de verbas, que antes era destinada pelo governo como Jornal O Dia, Estado do Paraná, Diário do Paraná, Gazeta do Povo e Última Hora.

Foi dessa conversa que surgiu a pergunta dirigida pelo professor Guilherme para Adherbal Júnior: o jornal impresso vai acabar?
“O jornal impresso vai sumir”, afirmou Adherbal. A exceção seriam jornais de nicho e especializados.
Diante disso, é preciso olhar para o jornalismo no futuro. A contribuição de pessoas na sugestão de pautas e a cobrança delas através de um estilo de sociocracia também foi destacado. Um exemplo é o jornal The Bristol Cable, que realiza investigações pertinentes à sociedade com o patrocínio dos sócios no meio de comunicação, e promove a distribuição física e digital de maneira gratuita. Na capital paranaense, o Jornal Plural segue a mesma ideia em relação ao patrocínio.
Confira o episódio completo abaixo.









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