top of page

Estudantes e professores da Uninter visitam a RPC



Estudantes e professores do Centro Universitário Internacional Uninter dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Comunicação Institucional, Gestão de Mídias Sociais e Design realizaram uma visita à Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada da Globo, em Curitiba. A atividade foi realizada no último dia 12 e eles puderam conhecer um pouco da estrutura e dos valores do principal grupo de comunicação do Paraná.


Em um tour guiado, os alunos visitaram os estúdios onde são exibidos programas como os jornais Bom Dia Paraná, Meio Dia Paraná, Boa Noite Paraná e Globo Esporte, além de programas como Estúdio C e Rocket. O grupo também teve a chance de passar pela redação e pelas ilhas de programação e edição.


A professora dos cursos de comunicação e marketing e tutora do curso de Gestão de Mídias Sociais Aline Pires, que organizou a visita, contou que a ideia surgiu a partir do convite da gestora de recursos humanos do GRPCom Pâmela Marin. "É importante que a gente tenha essa aproximação da instituição de ensino superior com o mercado de trabalho para que, eles (estudantes), possam entender como vai ser aplicado na prática aquilo que aprendem nos cursos", comenta.



Sandy Lylia da Silva, estudante de Jornalismo, falou sobre a experiência: "Foi uma enxurrada de informações técnicas e profissionais para que a gente pudesse abrir os horizontes da mente e compreender melhor o funcionamento de uma televisão pelo lado profissional, não somente da magia que é entregue todos os dias".


O estudante de Publicidade e Propaganda João Mafi, que também participou da visita disse que foi um grande aprendizado. "É muito importante ver como tudo acontece de perto e entender as diferentes áreas de atuação dentro de uma empresa tão grande como a RPC", conta.


Outra chance que os alunos tiveram foi de conversar com a jornalista Bibiana Dionísio, editora executiva do Portal G1 Paraná. Ela reforçou a importância do contato entre estudantes que estão em formação com o mercado de trabalho. "O dia-a-dia, a correria, os prazos, a relação com as pessoas e com as outras produções que existem no ambiente de trabalho, fazem parte do aprendizado". Para a jornalista, o quanto antes os estudantes vivenciarem as realidades de uma redação e aprenderem com a convivência, certamente estarão em um ótimo caminho.


Dionísio ainda fala da relação de experienciar a rotina de trabalho e construir redes de relações com profissionais. "Quando o estudante consegue ter contato com essa rotina, ele percebe também o que ele pode ser no futuro". Ela também deixa algumas dicas para estudantes de comunicação que estão interessados em ingressar na área: "Tenha domínio da língua portuguesa. A gente precisa ser assertivo naquilo que a gente diz, naquilo que a gente escreve, na mensagem que a gente passa". E completa: "Se permita sempre ousar, se permita sempre contar histórias de maneiras diferentes. O conteúdo é soberano e o bom conteúdo trabalha por conta própria".

64 visualizações

Comments


bottom of page