top of page

Uninter marca presença no XVI Congresso da ALAIC

Atualizado: 13 de out. de 2022



O XVI Congresso da Associação Latino-americana de Investigadores em Comunicação (Alaic) aconteceu entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022 em Buenos Aires, na Argentina. Com o tema central "A comunicação como um bem público global: novas línguas críticas e debates para o futuro", foram realizadas analises sobre novos cenários, agendas e problemas da comunicação em tempos de pandemia sanitária e política. O evento que contou com Grupos Temáticos (GTs), Grupos de Interesse (GIs) e palestras, teve a participação das professoras de jornalismo da Uninter Karine Vieira e Larissa Drabeski e da ex-aluna Luiza Zanotti Moro.


A professora Larissa Drabeski participou do GT de estudos de recepção que focou no uso social das pessoas a partir de conteúdos dos meios de comunicação. O trabalho apresentado juntamente com Valquiria John, Thiago Caminada e Joana Gall, tinha como tema "A religião como possibilidade de inscrição cartográfica no mapa noturno barberiano" e trouxe uma reflexão teórica para pensar o estudo da religião na recepção dos conteúdos midiáticos. Sobre o congresso, a professora relata, "É uma oportunidade muito interessante porque é um dos principais congressos da América Latina dos estudos de comunicação, com pesquisadores de diversas áreas e diversos países. É um evento muito conceituado e relevante para nossa área de pesquisa."


Já a professora Karine Vieira participou do evento para realizar a divulgação do livro Mídia e Zeitgeist, lançado em 2021. Ela foi uma das organizadoras da obra junto com Basilio Sartor, Marcia Veiga da Silva e Ivan Bomfim, que também estava presente no congresso. O livro reúne diversos artigos de pesquisadores da área de comunicação de Brasil, Portugal e Estados Unidos que analisam casos, processos e fenômenos que dão forma à experiência humana em sua interação com as mídias e valores, discursos, representações, ideologias e imaginários de uma época. "Apresentar o livro foi muito bom, pude também ter contato e ver o resultado de outras pesquisas interessantes em comunicação de lugares diferentes da América Latina. Foi ótimo”, conta Vieira sobre a experiência.



A ex-aluna Luiza Zanotti Moro fez parte do GI de rádios e meios sonoros no qual apresentou uma pesquisa fruto de seu trabalho de conclusão de curso defendido em 2021 na Uninter, orientado pelo professor Guilherme Carvalho. O trabalho tem como temática o radiojornalismo local na região sul do Brasil e foi focado em compreender a medida que esse tipo de jornalismo se compromete em transmitir notícias e priorizar o público local. "Acredito ser um passo importante na vida acadêmica e uma oportunidade de levar o nome da Uninter para outros países", afirma.


O congresso ALAIC reuniu ao todo 19 GTs e 11 GIs. Você pode conferir o painel de abertura "Ciudadanía digital y uso responsable de internet: el rol de la comunicación para el fortalecimiento democrático" e o painel "Políticas Culturales desde América Latina" no canal do Youtube do Centro Cultural Kirchner.

31 visualizações

Comments


bottom of page