top of page

Uma noite com cabaré e coragem


Guerra de classes, manipulação e fome. A peça “Cabaré Coragem”, do Grupo Galpão, fala de política de forma descontraída, com muita música e interação dos atores-dançarinos. Encenada nos dias 30 e 31 de março, a peça fez parte da Lúcia Camargo.


O espetáculo foi lançado em junho de 2023 e já rodou o Brasil. Agora em Curitiba (PR), a peça conta a história de um cabaré de beira de estrada e que dá nome à obra, que faz menção à icônica personagem de Brecht, Mãe Coragem. O espetáculo é dirigido por Júlio Maciel e convida as pessoas a uma reflexão sobre o arcaico sistema onde alguns levam uma vida de privilégios enquanto outros sentem fome. Para a ambientação do público, doses de whisky foram servidas pelos personagens na entrada do teatro Guairinha.


O ponto forte do musical é quando a atriz Lydia Del Picchia deixa clara a luta de classes com a conhecida canção “Xibom Bombom”. “O de cima sobe e o de baixo desce”. A trama segue com o tema atingindo o ápice quando um ventríloquo, interpretado pelo ator Eduardo Moreira, passa a ser manipulado pela bonequinha, interpretada pela atriz Inês Peixoto. Neste momento, podemos imaginar a manipulação psicológica que grupos ou pessoas fazem para influenciar ou manipular de maneira sutil e, às vezes, enganosa. No fim da peça, há uma menção sobre as redes sociais e as fake news.


Durante o espetáculo, houve um intervalo em que as pessoas da plateia foram convidadas a subir no palco e dançar ao som das músicas do Cabaré Coragem. Teuda Bara, na pele da personagem Mãe Coragem, dona do cabaré, levanta da sua cadeira em protesto. “Eu não posso admitir isso. Saiam todos! Estão dizendo que minha bebida é falsificada…”, berra, já próximo do fim.


A Uninter é uma das patrocinadoras da 32ª edição do Festival de Teatro, e a Central de Notícias Uninter (CNU), em parceria com a Agência Mediação, realizará a cobertura do evento com a participação dos alunos do curso de Jornalismo. Conheça a ação e saiba mais pelo link.

33 visualizações

Comments


bottom of page