top of page

Mercado de trabalho nos EUA é tema do Literacía da Mídia  

Atualizado: 29 de abr. de 2022


O programa Literacia da Mídia foi ao ar nesta quarta-feira (07) abordando ‘’O mercado jornalístico para brasileiros nos Estados Unidos’’. As professoras Marcia Boroski e Larissa Drabeski receberam a jornalista Ana Paula Franco, que atua no mercado jornalístico norte-americano desde 2013.


No episódio, a jornalista abordou as possibilidades de trabalho nos EUA e citou a importância do conhecimento da língua inglesa. “Ele (jornalista) pode entrar em contato com os jornais brasileiros daqui e oferecer matérias. Seria um trabalho freelancer. Para ele chegar aqui e atuar como jornalista, não precisa de o diploma ser validado aqui. Só que tem a barreira do Inglês’’, destacou. “Não adianta chegar aqui sem saber nada e achar que vai aprender. É difícil. É um idioma que você aprende todo dia. Todo dia é um desafio.’’ 


Ana também pontuou algumas diferenças entre o jornalismo dos Estados Unidos em relação ao Brasil. ‘’Os textos do americano são bem mais curtos e objetivos. Mesmo em jornais a linguagem é bem mais direta e com pouca vírgula'', avaliou.


Sobre as tendências, a jornalista abordou a importância do digital na cultura jornalística norte-americana. “Aqui a coisa digital é bem forte. Você tem vários cursos de marketing digital para jornalista, editor digital, então é muito voltado para essa área’’, disse. ‘’Acho que aqui tem muita vaga de trabalho pra quem trabalha nessa área de conteúdo, de gestão de conteúdo para rede social no geral’’, concluiu.  


Sobre o Literacia da Mídia


O Literacia da Mídia é produzido pelo curso de Jornalismo da Uninter e a Central de Notícias Uninter. A exibição ocorre no canal do Youtube do curso e no Facebook da Rádio Uninter.


Imagem: Print do programa.

bottom of page