top of page

Isolamento social evidencia problemas no acesso de todos a tecnologias



A comunicação é um impulso natural dos seres humanos e, no último ano, com as restrições do novo coronavírus, o contato entre as pessoas foi ameaçado em um momento de confinamento, onde supostamente as pessoas se encontram mais isoladas. Neste cenário, a internet e dispositivos eletrônicos se tornam imprescindíveis, seja para a busca de informações, contato com parentes, amigos, interações e entretenimento através das redes sociais e até mesmo compras de produtos. O problema é que o uso da tecnologia está condicionado às realidades locais, onde há regiões em que o desenvolvimento básico não chega ou o acesso é escasso.


A busca pelo acesso leva a adaptações e usos diferenciados dos dispositivos eletrônicos. Em alguns países latinos, como Brasil e México, os smartphones são mais utilizados para acessar Internet, enquanto no Peru, os computadores dominam entre as diferentes plataformas.


Em um mundo vivenciando uma transformação no trabalho, estudo, compras, entretenimento e comunicação dependem cada vez mais da tecnologia. A falta de acesso, em pleno século XXI, acaba isolando pessoas, mantendo-as em uma realidade diferente marcada por transformações e diferenças sociais.


Crédito da foto: Freepik


21 visualizações
bottom of page