Convenção das Bruxas e Magos movimenta mais de 80 mil pessoas em Paranapiacaba (SP)
- mediacaouninter2
- 16 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de jun.
Por: Erielle Blasques
O maior evento de encontro de Bruxas e Magos da América Latina celebrou 20 anos de existência em uma edição inédita com dois finais de semana ao invés de apenas um, como de costume, na região do ABC paulista.

No dia 16 de maio de 2025, em uma noite diretamente tirada de livros de fantasia, com o seu típico cenário tomado pela constante neblina da serra, a vila histórica de Paranapiacaba, administrada por Santo André (SP), deu início à 20ª edição da Convenção de Bruxas e Magos com a tradicional procissão das velas.
Durante os dias 17, 18, 24 e 25 de maio, as históricas casinhas de madeira foram palco de palestras, rituais, celebrações, oficinas, feira de produtos esotéricos e muito aprendizado sobre ancestralidade e espiritualidade. Foram mais de 700 atrações, ministradas por cerca de 500 profissionais.

Milhares de pessoas caminharam pelas ruas de paralelepípedos do vilarejo construído por imigrantes ingleses que trabalharam na construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí, no século XIX.

Nessa edição especial de aniversário, a Convenção homenageou o folclore, a mitologia e a bruxaria nacional.
Esqueça todo o estereótipo preconceituoso ensinado sobre bruxas. Tânia Gori, escritora, idealizadora da Convenção das Bruxas e Magos e fundadora da Associação Brasileira de Bruxas (ABB), conta que o principal objetivo do evento é desmistificar a bruxaria como algo relacionado ao obscuro. Pelo contrário, a bruxaria, nada mais é do que “ser uma pessoa que tem uma filosofia de amor à natureza, que através dos quatro elementos [terra, fogo, ar e água], se torna uma pessoa de equilíbrio e plenitude, [...] uma pessoa mais feliz”.

Oportunidades para artesão de todo o Brasil
Uma névoa com cheiro característico de benjoim [resina de aroma doce] toma conta do quintal da ABB, promovendo bem-estar e relaxamento a todos presentes no local. Roger Consoli, da Shakti Alquimia, é o aromaterapeuta responsável pela produção de incensos naturais, sem qualquer tipo de componentes químicos.
O alquimista, que está nesse mercado há 40 anos, conta que cada incenso produzido por ele tem um propósito espiritual e energético na vida das pessoas.
Roger faz questão de enfatizar a relevância da Convenção para seu empreendimento, já que, ambos os públicos se entendem, em harmonia.
O mesmo acontece com a bruxa curitibana Rita Delconte, proprietária da Freya Alkimia, criadora de uma linha de 19 fragrâncias botânicas inspiradas em deusas, que provém dos mais diversos panteões, como Iemanjá, Maria Madalena, Freya, Iara e Hékate.

Rita encontra na natureza a matéria prima para seus produtos, destacando como determinados aromas tem poderes de cura emocional. A perfumista proporciona em seu stand a leitura de cartas de tarô para que cada pessoa adquira um perfume que tenha uma conexão divina relacionada a uma necessidade individual de cada um.
Diverso e popular
Entre os presentes no evento, estiveram representantes de diversas tribos, de praticantes a curiosos. Subindo e descendo os morros do vilarejo cravejado na Serra do Mar, eram encontradas pessoas vestidas a caráter, com fantasias esvoaçantes e hipnotizantes. Stevie Nicks, cantora e compositora norte-americana, conhecida por ligação à bruxaria, poderia até passar despercebida na multidão com suas capas longas e chapéus pretos.

Segundo Rodrigo Almeida, assessor de imprensa de Tânia Gori, a 20ª edição da Convenção de Bruxas e Magos superou a expectativa de público, alcançando mais de 80 mil pessoas durante os 2 finais de semana.

O evento teve entrada gratuita, contudo, algumas atividades estão sujeitas a disponibilidade ou ao pagamento de taxas de acordo com a especialidade. Para entrada prioritária, os participantes puderam aquirir o ByPass, que custa a partir de R$85,00, além de realizar a doação de 1kg de alimento não perecível, direcionado ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Santo André, para garantir meia-entrada.
Lendas locais
Há quem diga que Paranapiacaba é “mal-assombrado” por espíritos dos antigos construtores da São Paulo Railway Compay, que morreram por lá durante a construção de uma das ferrovias mais importantes do Brasil.
Tânia Gori, que nasceu e foi criada em Santo André, enxerga a vila com outros olhos. Ela diz que Paranapiacaba é “um centro de energia [positiva] no planeta Terra” que acolheu os bruxos e bruxas da região e do Brasil.

A Convenção de Bruxas e Magos ocorre anualmente durante o mês de maio, que é quando as estrelas e o sol regem no signo de touro. Gori explica que “essa energia do sol na constelação de touro desperta amor, harmonia, iluminação e bem-estar”.

Em síntese, o festival é, segundo sua criadora, o “desenvolvimento de um ideal”. O palco principal na quebra de tabus e preconceitos milenares, além de elevação espiritual e liberdade.
Comentarios