Agricultura familiar na merenda escolar
- Kauã de Freitas
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Agricultores de Caçapava (SP) promovem alimentação saudável nas escolas
Autor: Mariana Simão

Desde 2021 até os dias atuais, tem-se notado um aumento da agricultura familiar nas escolas de Caçapava, em São Paulo. Além do que é estabelecido por lei, a aquisição de alimentos provenientes da região tornou-se um impulso para mudanças sociais significativas, melhorando a qualidade das merendas escolares e incentivando o crescimento econômico dos produtores locais.
Tiago Henrique é um agricultor que está envolvido desde o começo do programa e expressa sua satisfação com os benefícios obtidos. “É muito bom fornecer a alimentação para a merenda de Caçapava. Já entrego há dois anos e estou indo para o terceiro!”, afirma. Ele ressalta que sua participação beneficia não apenas sua família, mas também serve de estímulo para outros agricultores. “O impacto para a família é muito bom, é um dinheiro certo, podemos produzir sem medo, com a certeza de que terá um lucro certo.”
A legislação federal estabelece que pelo menos 30% dos recursos destinados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser direcionados à compra de alimentos de agricultores familiares desde 2006. Entretanto, em Caçapava, essa medida foi implementada recentemente. Ricardo Ferreira Sant’Ana, engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal de Caçapava, explica que isso foi resultado de esforços persistentes. “Desde 2013 temos tentado colocar o programa em prática, mas só conseguimos em 2021, devido à série de fatores, principalmente ligados às gestões anteriores”, comenta o engenheiro. Um aspecto importante é a excelência dos alimentos fornecidos às escolas. “Os agricultores trazem amostras imediatamente após o chamado público para que possamos avaliar o tamanho, peso e grau de maturação. Ao longo do ano, a equipe responsável pela cozinha piloto analisa cada entrega e descarta aquilo que não está de acordo com o padrão”, explica Ricardo. Esses procedimentos rigorosos asseguram que os alunos recebam alimentos frescos e nutritivos. A perspectiva do programa de agricultura familiar em Caçapava traz expectativas de influência crescente em um futuro próximo.
“Os estudantes estão consumindo alimentos mais nutritivos, o que nos incentiva a ampliar nossa produção cada vez mais”, destaca Ricardo.
A perspectiva do programa de agricultura familiar em Caçapava traz expectativas de influência crescente em um futuro próximo. O município está avançando significativamente na integração do campo com o ambiente escolar, promovendo não apenas alimentação, mas também nutrição, aprendizado e crescimento da comunidade.
Comments