top of page

A falta de filmes latino-americanos na TV aberta brasileira

Atualizado: 24 de out. de 2022




Por mais que se procure filmes latinos, não adianta: quando termina um filme norte-americano, logo começa outro (Créditos: Alexsandro Renan Santana)


Enquanto exibem e reexibem várias telenovelas latinas, principalmente as mexicanas, as principais emissoras de televisão do Brasil mal mostram filmes latino-americanos em suas grades de programação. Atualmente, não existe nenhuma sessão de filmes dedicada exclusivamente a transmitir longa-metragens produzidos em países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Venezuela, Paraguai e etc.


Enquanto na TV Globo, o público brasileiro assiste a incansáveis reprises de filmes estadunidenses como “A Lagoa Azul” (1980) e outras produções com histórias clichê – como filmes de cachorro que fala ou de super-heróis – e que não ensinam nada sobre cultura, o cinema da América Latina segue sem espaço, pois é raro ver um filme produzido em algum país latino sendo exibido nos maiores canais de TV aberta do Brasil. Record, BAND e SBT, passam apenas filmes dos EUA.


Raramente, a TV Globo até transmite um filme brasileiro, quando não é mais uma reprise do grande clássico nacional “O Auto da Compadecida” (2000), com certeza é mais uma reprise de filmes de comédia. Os filmes citados são bem produzidos e passam mensagens importantes para os espectadores, pois enquanto o primeiro mostra um pouco da cultura nordestina/brasileira (com uma boa dose de humor), os outros são um alívio cômico diante da realidade difícil que os brasileiros enfrentam.


Mas é importante diversificar o catálogo de filmes nacionais e exibir mais produções inéditas porque o cinema brasileiro é repleto de histórias marcantes, e principalmente de filmes que contam um pouco da história do Brasil.


O mesmo pode-se dizer dos filmes latino-americanos, pois os 20 países que integram a região (América Latina) produzem obras que contam um pouco de suas histórias e também de suas culturas. Ao mostrar o cinema latino-americano para os brasileiros, as emissoras de TV do brasil estão, não apenas divulgando, mas também valorizando a cultura latino-americana, pois uma das principais funções da TV é promover a valorização cultural.

93 visualizações

Comentarios


bottom of page