top of page

Estudantes participam de simulação no legislativo estadual


Crédito: Milene Batisti Fernandes

Durante duas semanas (18 a 26 de julho) estudantes de diferentes instituições de ensino superior de Curitiba, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa vivenciaram a rotina real dos deputados estaduais. Esta foi a quarta edição do Parlamento Universitário, iniciativa Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Foram contabilizados 1.419 inscritos e, destes, 75 foram selecionados (eleitos) para o cargo de deputado estadual (54 titulares e 21 suplentes), além de componentes da equipe de assessoria de imprensa. Foram protocolados 76 projetos de lei, um recorde desde que o Parlamento foi criado, em 2016.

Para o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), a iniciativa aproxima as pessoas do parlamento. “É a melhor experiência que a assembleia tem para trabalhar com pessoas, na maioria jovens que participam do processo do conhecimento, que tem interesse pela política e que ao mesmo tempo tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia da atividade parlamentar", destaca Romanelli

O deputado universitário Eduardo Nascimento, estudante de direito, conta como foi viver essa rotina. "Foi uma ótima experiência, foi uma oportunidade única e que fiz muitos amigos que serão para a vida toda, tanto jornalistas como deputados e todos foram muito acessíveis conosco, ajudando em relação às dúvidas e auxiliando no dia a dia”, diz.

27 visualizações
bottom of page