top of page

Sem dúvidas, um dos melhores do ano!

Jhonatan Giovanini

O documentário Democracia em Vertigem - (The Edge of Democracy), lançado na Netflix no dia 19 de junho, com produção e direção da documentarista, Petra Costa, conta a história da democracia brasileira a partir do início do governo Lula até a posse do atual presidente, Jair Bolsonaro.

Com pouco mais de 2h de duração e uma narrativa em primeira pessoa, a diretora passeia pelos acontecimentos políticos do país ao mesmo tempo em que conta a história de sua vida com registros pessoais, mostrando como seu crescimento está ligado aos acontecimentos que permeiam o embate entre esquerda e direita na busca pelo poder. Em um trecho do documentário, Petra conta seu envolvimento com essas duas frentes:

“De um lado, a história da elite da qual meus avós faziam parte; do outro, a história dos meus pais e da esquerda que eles sonharam".

Descendente de um dos fundadores da Andrade Gutierrez – empreiteira envolvida nos escândalos de corrupção na Operação Lava-Jato – e filha de ativistas torturados durante a Ditadura Militar, Petra cresceu envolvida, mesmo que indiretamente, com a política no Brasil, com seus avós, elitistas da direita e seus pais, ativistas da esquerda.

Petra faz bom uso da sua influência ao atribuir ao documentário imagens antigas da empresa de seu avô e da construção de Brasília, registros históricos de manifestações e cenas exclusivas dos ex-presidentes petistas em momentos importantes dos últimos acontecimentos em que estavam envolvidos, como a votação para o impeachment de Dilma e a prisão de Lula.

Você não ficou curioso para ver a reação da ex-presidente Dilma durante a votação do impeachment? Ou os bastidores do cerco ao Sindicato dos Metalúrgicos, impedindo que Lula se apresentasse à Polícia Federal? Democracia em Vertigem mostra tudo isso e muito mais!

Com o apoio de Ricardo Stuckert, fotógrafo de Lula e Dilma durante a presidência, Petra contou com imagens exclusivas dos petistas para compor o trabalho. O documentário conta com cenas antigas de Lula frente aos metalúrgicos; sua posse em 2003 e despedida em 2011; mostra bastidores da chegada de Dilma ao poder e sua saída via impeachment; Lula no Sindicato dos Metalúrgicos sem poder sair para cumprir determinação do juiz Sergio Moro; e recortes das manifestações: “Vem pra Rua” e eleições 2018.

Dilma reagindo ao resultado final do processo de impeachment, suas palavras depois do acontecido e a retirada de seus pertences do palácio do governo são bem marcantes na obra. Outro ponto auge do documentário são as cenas do velório de Marisa Letícia, esposa de Lula e o discurso do ex-presidente antes de se apresentar à Polícia Federal em Curitiba.

Democracia em Vertigem é uma excelente obra técnica. Cada palavra colocada na narrativa e a forma como as cenas foram conduzidas por Petra Costa é de emocionar. Desde o início a diretora não esconde sua ideologia voltada para a esquerda e isso fica evidente com a trama tentando dar o tom de mocinhos, que caíram para o sistema, aos ex-presidentes petistas.

Não importa se você é de direita ou esquerda, Democracia em Vertigem é história. A produção de Petra Costa é notória. Sua delicadeza ao contar a história, o cuidado com a captação das imagens, as perguntas corretas no momento certo. Pontos positivos para essa produção que foi inclusa, pelo New York Times, na lista parcial dos melhores do ano, 2019.

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade

bottom of page