top of page

Evento de pesquisa em jornalismo destaca direitos humanos e diversidade


Professora Mônica Fort apresenta resultados de pesquisa no Congresso da SBPJor. (Foto: Guilherme Carvalho)

Entusiasmo generalizado, vontade de ler aquela dissertação, desejo de fazer pesquisa. Se o objetivo era, como dizia o nome da palestra, incentivar a pesquisa em jornalismo, os organizadores do VII Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor) acertaram. No Auditório Freitas Nobre da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), no dia 8 de novembro, a manhã começou com a apresentação da vencedora do Prêmio Adelmo Genro Filho de 2017, na categoria Mestrado, Liliane Nascimento Feitoza. A doutoranda contou sobre sua pesquisa, que aborda a relevância jornalística.

Com o objetivo de divulgar e debater trabalhos de pesquisa produzidos por alunos da graduação, o JPJor antecedeu o Encontro da Associação Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (15º SBPJor). A palestra de abertura e a mesa temática deste ano abordaram diversidade e direitos humanos no jornalismo.

O evento, que durou três dias, também teve comunicações livres e coordenadas de pesquisadores, e apresentação de trabalhos no JPJor. A Uninter foi representada com trabalhos resultantes da iniciação científica, além da participação de professores que também integram outros grupos de pesquisa. Entre eles, Guilherme Carvalho, Eloisa Beling Loose e Mônica Fort.

Na abertura do SBPJor a professora da Universidade de Miami, Jyotika Ramaprasad, falou sobre diversidade e direitos humanos no jornalismo. Em seguida houve a entrega do Prêmio Adelmo Genro Filho e fala de Cremilda Medina, escolhida na categoria sênior, que premia pesquisadores por sua trajetória e importância para a consolidação do jornalismo como área científica. A mesa temática, na manhã do dia 10, teve presença de Rosângela Malaquias, Raquel Paiva e Carlos Camponez, para falar dos Direitos Humanos em Jornalismo, com mediação de Cláudio Lago.

bottom of page