top of page

Podcast: o fenômeno do rádio web no Brasil


O podcast se tornou um fenômeno no ambiente comunicacional atualmente. No “rádio na web”, como também é chamado, são abordadas diversas temáticas, segmentadas ou não, de uma forma mais fluida e sem tabus, como normalmente acontece na mídia tradicional. Através dele, seus ouvintes podem consumir produtos de entretenimento e conhecer questões debatidas mundialmente.


O podcast surgiu no Brasil em 2004, mas ganhou uma expressiva popularidade na pandemia, representando um aumento de 132% no pós-pandemia, conforme um estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC). A pesquisa ainda apontou que mais de 41 milhões de brasileiros ouvem esses programas com frequência.


Segundo o portal Terra, o Ibope produziu uma pesquisa para a CMI Globo, que indicou que 44% dos brasileiros ouvem podcasts enquanto realizam tarefas domésticas, ou seja, as pessoas acolheram os bate-papos e entrevistas como suas companhias diárias.


Graças a esse aumento, os produtores conseguiram executar programas de alta qualidade técnica, com conteúdos relevantes e ainda sendo exibidos estrategicamente em horários acessíveis à maioria das pessoas.


É evidente que a versatilidade do podcast possibilitou a abordagem de vários temas, como humor, cinema, jogos, música, educação, política, tecnologia, entres tantos outros, que discutem pautas da atualidade, fenômenos e tendências da cultura em geral.


Hoje já existem programas nas plataformas de vídeo, tanto gravadas, quanto exibidas ao vivo, não sendo mais exclusivos dos meios de streaming musical. O espaço é bastante amplo para a exploração da criatividade comunicacional e de grande apreço da sociedade moderna.

6 visualizações
bottom of page