top of page

Olhar de Cinema é tema do Foca no Jornalismo

Atualizado: 29 de jun. de 2023


A coluna do Foca no Jornalismo do dia 19/06 traz um olhar fundamental aos povos originários. Com o título “A Invenção do Outro” traz abordagem poética à luta pela sobrevivência de povos originários", a coluna destaca o documentário que teve a participação do indigenista Bruno Pereira, assassinado em junho de 2022 por razões profissionais. A obra já havia sido reconhecida no Festival de Cinema em Brasília, agora recebeu destaque na mostra de Exibições Especiais no 12º olhar de Cinema no Festival Internacional de Curitiba.


A matéria foi escrita pelo estudante Matheus Cavalheiro, com orientação da professora Larissa Drabeski.


O documentário foi realizado com apoio da Funai em sua expedição e provocou impacto no público, que por várias vezes desconhece a realidade da população indígena. O discurso denuncia os conflitos regionais que provocaram a separação das das etnias, provocadas por invasões e extração ilegal de madeira.


O protagonismo indígena foi um dos focos da narrativa deste documentário descrevendo a situação de forma mais específica sobre o trabalho realizado pela Funai em preservar a vida e a cultura dos povos.


Parceria

Foca no Jornalismo é resultante de uma parceria entre o curso de Jornalismo da Uninter e o jornal Plural. Os estudantes podem participar por meio de projetos de extensão orientados pelos professores e ter seu material publicado pelo site.



Crédito da imagem: reprodução.

11 visualizações

Comments


bottom of page