Memórias de Intercambista: confira o primeiro programa de 2021



A primeira edição do ano do programa Memórias de Intercambista trouxe uma novidade. Além das experiências de estudantes brasileiros que estudaram ou estudam em outros países, o programa agora também contará com a participação de profissionais da área de internacionalização. O programa exibido na tarde desta terça-feira (02) teve como convidada a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Uninter, Caroline Cordeiro Viana, que contou a importância de se ter um intercâmbio, diferenciais, como realizar a escolha do país e também quais são os formatos de intercâmbio.


Viana destacou que um dos pontos que o estudante que deseja realizar um intercâmbio deve levar em consideração é a própria formação na escolha do país de destino. "Todos vocês que são alunos Uninter, vocês escolheram uma profissão. Cada profissão vai ter um mercado diferente. Eu não posso dizer que o mercado de Relações Internacionais é igual por exemplo ao de Pedagogia. O intercâmbio vai acontecer da mesma forma. Então, faz mais sentido ir para algum país ou outro país dependendo da formação, da profissão que vocês escolheram para a vida de vocês", comentou ela.


No bate-papo, a coordenadora comentou ainda sobre o intercâmbio virtual, que é uma nova opção para os estudantes. "A gente começou aqui na Uninter, há pouco tempo o que a gente está chamando de intercâmbio virtual. Isso é especificamente para o intercâmbio acadêmico. Os seus estudos aqui conosco na Uninter ficam pausados e você vai estudar em uma instituição parceira. Então, o ambiente virtual, a forma de ensino é inteira da instituição parceira", explicou Viana. "Nesse momento que a gente vive de pandemia isso é excelente. Pensando também na parte econômica, às vezes, é muito caro viajar para outro país, dependendo do país que for, então (o estudante) pode ficar aqui, ele não precisa financeiramente se preparar para essa mudança tão grande e mesmo assim ele tem essa experiência internacional", destacou a coordenadora.


Para os estudantes que quiserem tirar suas dúvidas sobre intercâmbio, Caroline Cordeiro Viana lembra que há alguns canais disponíveis para os estudantes. Como a página no Facebook Internacionalização Uninter, e também no endereço de e-mail internacional@uninter.com.


Parceria


O programa Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook, e também no YouTube, podendo ter a participação simultânea dos telespectadores por meio dos comentários. As edições são produzidas quinzenalmente.


Confira o programa completo:



Créditos da foto: PrintScreen da transmissão