• Sabrina Fernandes

Memórias de Intercambista: último programa do ano tem Renata Gembaroski como entrevistada



O programa Memórias de Intercambista, exibido na tarde da última terça-feira (08), foi a última edição do ano. A convidada foi a estudante de pedagogia Renata Eloisa Gembaroski. Ela realizou um intercâmbio de Imersão Cultural no Chile por meio da parceria entre a Uninter e o Instituto Chileno de La Lengua (Ichil). A viagem durou um mês, entre julho e agosto 2019.

Para Gembaroski, a experiência foi sensacional, além do ambiente da instituição ser bastante acolhedor e familiar. Durante a conversa ela contou desde os documentos que teve de separar para poder realizar a viagem, até sua rotina, amigos, alimentação, locomoção dentro da cidade e moradia. "Eu sabia o endereço da onde eu ia ficar, vi pelo Google Maps uma foto do prédio. Eu sabia o nome da Dona Carmen, mas não sabia como ela era", conta a estudante que se hospedou na casa de uma senhora de 87 anos.


A intercambista contou também sobre sua adaptação no Chile. Segundo ela, sua maior dificuldade foi na conversão de valores da moeda. No início não sabia sobre a equivalência. "Eles trabalham com pesos chilenos, então eu demorei um pouco pra entender o quanto equivalia cada moeda comparado ao Brasil. Para eu entender o que era caro e o que era barato, foi um pouco difícil", relata a estudante.


O programa Memórias de Intercambista é uma parceria entre a agência Mediação do curso de Jornalismo, a Central de Notícias Uninter e o Setor de Internacionalização. A transmissão do programa ocorre ao vivo no Facebook da Rádio Uninter, e também no YouTube Jornalismo Uninter, podendo ter a participação simultânea dos telespectadores por meio dos comentários. As edições são produzidas quinzenalmente.

Confira o programa completo:

Crédito: PrintScreen do programa.