top of page

Intercom realiza congressos regionais entre maio e junho


Os eventos regionais da Intercom começaram este mês e marcam o retorno à modalidade presencial do congresso. Além do grande evento nacional em setembro, cinco congressos regionais promovem debates da área de comunicação em maio e junho deste ano. Dois congressos regionais ocorrerão ainda na modalidade virtual. A Intercom Centro-Oeste e a Intercom Norte.


Os eventos possuem programações que incluem palestras, mesas de debates e apresentações de trabalhos divididos em 33 grupos de pesquisa. Além dessas atividades, a programação também conta com os trabalhos da "Intercom Júnior". O espaço acadêmico foi criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e de recém-graduados.


Outra atividade aguardada é a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A premiação celebra os melhores trabalhos produzidos por estudantes da área. Os vencedores regionais de cada categoria concorrem ao prêmio nacional.


Confira um pouco de cada congresso:


Intercom Sul 2022


Entre os dias 16 e 18 de junho, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) organiza de forma presencial a XXII Edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul (Intercom Sul 2022) em Balneário Camboriú (SC). As inscrições para o evento vão até o dia 31 de maio e taxas podem ser verificadas clicando aqui. A aguardada premiação Expocom, que acontece no último dia de congresso, possui este ano 11 trabalhos indicados pela Uninter entre os concorrentes.


Intercom Centro Oeste 2022

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio dos cursos de Jornalismo de Cuiabá e Barra das Garças, organiza o XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste 2022). De forma remota, o congresso regional ocorre entre os dias 9 e 11 de junho. As inscrições ainda estão abertas até o dia 24 de maio e você pode conferir neste link.


Intercom Sudeste 2022


A cidade de Poço de Caldas (MG) recebe entre os dias 26 e 28 de maio o XXV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste (Intercom Sudeste 2022) de forma presencial. A organização é da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (FCA / PUC-MG) e do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas Poços de Caldas. São esperadas cerca de duas mil pessoas para os três dias de congresso.


Intercom Norte 2022


Um dos eventos que ocorrem na modalidade online é o XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2022) . A organização é da Universidade Federal do Tocantins (UFT) da cidade de Palmas (TO). O congresso regional ocorre entre os dias 2 e 4 de junho.


Intercom Nordeste 2022


O XXII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Nordeste (Intercom Nordeste 2022) realizado em Salvador (BA) de forma presencial, encerrou a edição nesta sexta-feira (20). Realizado pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), o destaque desta edição foi o Seminário Ensino de Comunicação no Nordeste (EnsiNE). A proposta do seminário foi debater as características, dificuldades, limitações, potencialidades e linhas de trabalho abordadas pelos cursos e diretrizes do MEC (Ministério da Educação).


Intercom Nacional 2022

Este ano, o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) tem como tema "Ciências da Comunicação Contra a Desinformação". A organização ficou com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento nacional, que engloba os ganhadores da Expocom de cada congresso regional, conta com entrega de outras premiações como o Luiz Beltrão, concedido nas categorias "Liderança Emergente", "Maturidade Acadêmica", “Grupo Inovador” e “Instituição Paradigmática”. Além disso, serão concedidos prêmios estudantis para alunos de graduação, mestrado e doutorado. O evento reúne anualmente profissionais, pesquisadores e estudantes da área de Comunicação.

Imagem: Divulgação




Comments


bottom of page