Estudante de jornalismo cria podcast sobre variedades



Felipe Vicente Lopes, estudante do 6º período do curso de Jornalismo da Uninter, criou, em parceria com duas amigas, o projeto independente "Manda no grupo". Um podcast onde os integrantes conversam sobre variedades e discutem desde assuntos mais sérios como política e religião, até sobre tópicos como memes e cultura pop.


Lopes conta como surgiu a ideia do projeto: "Eu e mais duas amigas (Jaiza Jardim e Tatiani Maciak) éramos consumidores do formato de podcast há um tempo e conversamos algumas vezes sobre a ideia, mas nunca foi para frente. Então, com a chegada da pandemia, decidimos concretizar o desejo como uma forma de nos encontrarmos e também de criar uma interação maior com as pessoas, principalmente neste período de isolamento social, com todo mundo em casa", conta o estudante.


"O nosso objetivo é trazer as conversas e o conteúdo que sempre tivemos em nossos grupos para uma plataforma que fale com mais pessoas. Já rolou no podcast conversa sobre signos, sobre saúde mental, programas de auditório da TV brasileira... Então, nosso público é na verdade toda pessoa que está a fim de uma boa conversa, descontraída, mas que também se preocupa em ser séria quando tem que ser séria", comenta Lopes.


Sobre a produção do podcast, o estudante conta ser trabalhoso mas algo divertido. "Um podcast consome muito tempo, porque decidimos uma pauta na semana, pesquisamos sobre o tema, depois gravamos, editamos. Tem toda uma pré e pós-produção que, às vezes, não aparece e deixa com uma característica de que não leva tempo, mas leva sim. Enquanto nos divertimos fazendo, ele vai estar lá com episódios toda semana", finaliza. Os episódios do podcast Manda no grupo são disponibilizados todo domingo, às 18 horas.


Projetos independentes


O portal Mediação possui uma área exclusiva para divulgar os projetos desenvolvidos por estudantes de jornalismo. Os interessados que possuem um projeto independente disponível na internet e desejam divulgar o mesmo, devem acessar aqui e preencher o formulário.


Créditos da foto: PrintScreen do perfil no Instagram.

Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade