Estudante cria podcast para destacar personalidades negras



A estudante de Jornalismo Jana Costa é a criadora do podcast “Fala, Preta!’’. No espaço, ela fala sobre escritoras e personalidades negras com a intenção de expandir a voz delas na plataforma. ''Uma mulher preta lendo narrativas escrita por mulheres negras'', como diz a descrição do podcast.


Jana sempre esteve imersa no mundo de histórias, seja ouvindo ou as contando. Foi assim que, durante a pandemia, surgiu a ideia de criar o podcast. A estudante destaca a importância do conteúdo produzido. ‘’Eu acredito que ainda as mulheres negras em todas as suas produções precisam de destaque. Embora o mercado editorial de escritores negros esteja crescendo, eu vejo ainda muitas mulheres publicando seus escritos de forma independente'', aponta Jana. ''Acredito que qualquer veículo, seja podcast, canal no Youtube ou blog, que traga à tona a voz dessas mulheres é importante para a nossa sociedade brasileira que foi construída com base no racismo e no preconceito. As mulheres pretas merecem respeito e reconhecimento e eu tento fazer isso por meio de podcast’’.

Com o podcast ativo desde junho de 2020, a estudante produz os episódios de acordo com suas leituras. Atualmente, a produção está na sua segunda temporada, com 21 episódios. ‘’A escolha dos temas para os episódios ia ao encontro das minhas leituras e da forma com que cada história ia me tocando. E claro que tinha relação com as minhas histórias que se conectavam com as personagens. Teve uma história que falava sobre uma moça que sofria racismo no trabalho e isso já aconteceu comigo. Então eu ia lendo os livros e ia imaginando alguns deles no podcast’’.

O Fala, Preta já trouxe histórias como a de Carolina Maria de Jesus, Cristiane Sobral e Ivone Lara. ‘’Eu gosto de todos, mas tenho um amor pelo primeiro que traz um conto de Conceição Evaristo, a minha escritora predileta. Tem outros contos dela no podcast, mas Olhos D'água é o conto mais lindo que eu já li.''


Projetos independentes


O portal Mediação possui uma área exclusiva para divulgar os projetos desenvolvidos por estudantes de jornalismo. Os interessados que possuem um projeto independente disponível na internet e desejam divulgar o mesmo, devem acessar aqui e preencher o formulário.


Crédito da foto: print do podcast.

15 visualizações