Estudante consegue intercâmbio remoto no Peru

Atualizado: 18 de abr.


A estudante do curso de Jornalismo da Uninter Ynara Sandra Ferreira Mattos foi aprovada para intercâmbio na modalidade remota na Universidad San Ignacio de Loyola (USIL), em Lima, Peru.


Ynara conta qua já tinha vontade de tentar um intercâmbio quando ficou sabendo das oportunidades que o curso de Jornalismo na Uninter poderia proporcionar. "A ideia de fazer o intercâmbio surgiu logo no início da graduação, assim que ingressei na Uninter e fiquei sabendo das diversas oportunidades e suporte que a faculdade, em especial o curso de jornalismo, dava aos alunos. Entre elas, o intercâmbio. Cheguei a me inscrever em outro intercâmbio, mas logo depois veio a pandemia e fez com que o ‘mundo’ tivesse que se adaptar a um novo estilo de vida naquele momento. Com isso o processo seletivo não deu continuidade."


Apesar do impacto da pandemia no processo seletivo anterior, Ynara não pensou duas vezes em se inscrever para uma nova tentativa quando recebeu a informação de que o processo para intercâmbio estava aberto. "Quando as coisas começaram a ‘voltar ao seu lugar’ e ‘voltar a um novo normal', recebi um email do Departamento de Internacionalização da Uninter informando que perceberam que recentemente tinha demonstrado interesse em cursar um intercâmbio. Mediante a isso, comunicaram que as inscrições estavam abertas para o intercâmbio virtual na Universidad San Ignacio de Loyola, USIL, no Peru, para o próximo semestre". Ynara explica que não pensou duas vezes antes de se inscrever no novo processo, "respondi o email demonstrando interesse em participar. A Uninter me enviou uma planilha com todas as disciplinas e cursos oferecidos pela USIL para eu verificar se o meu curso estava disponível no intercâmbio. Uns dias depois a Universidade do Peru entrou em contato comigo, enviando o link para a inscrição e os documentos necessários para dar prosseguimento ao processo. Fiquei muito feliz de verdade, pois não estava criando expectativas e acredito que foi isso que me deixou bem surpresa."


A identificação com o idioma espanhol começou ainda no ensino fundamental e, conforme foi crescendo, crescia a vontade de conhecer a cultura de um país com língua espanhola. "Espero conhecer e imergir mais na cultura do país. Conhecer seus costumes, entender como funciona o mercado de trabalho na área de comunicação no Peru, absorver e sugar o máximo de aprendizado possível, observar e analisar as principais diferenças no mundo acadêmico e profissional do Peru e do Brasil, conhecer pessoas novas, penso que é muito importante ter essa troca principalmente na área de comunicação". E complementa, "mediante essa oportunidade que estou tendo, pretendo também me preparar melhor para o futuro, para novas portas que irão se abrir. Acredito que novas oportunidades também irão surgir a partir dessa e quero estar preparada e saber aproveitar todas elas."


Imagem: Ynara Mattos.

127 visualizações