top of page

Coordenador da Lupa participa do programa APura Verdade



Apresentado pelos estudantes João Victor, Nicole Thessing e Júlia Caldeira, o sétimo episódio do Apura Verdade foi disponibilizado nesta sexta-feira (26). O programa recebeu o coordenador de Jornalismo da Agência Lupa, Chico Marés.


O Jornalista falou sobre como a internet e as redes sociais favoreceram a proliferação de desinformação. “O grande X da questão é que a gente está passando por uma transição no modo que a gente se comunica socialmente. A comunicação de massa virou a chave no início desse século. Primeiro com o surgimento da internet e depois com o surgimento das redes sociais’’, diz Marés. ‘’As plataformas de redes sociais favorecem a proliferação da desinformação justamente por ela colocar no mesmo patamar a informação de qualidade e a informação de má qualidade. A partir do momento que você nivela o campo, você tem esse problema. Acaba sendo fácil de alguém montar um site, disfarçar aquilo de um site jornalístico e começar a propagar notícia falsa.’’


Como alternativa para frear a desinformação, Chico vê que cada cidadão tem seu papel, e defende a educação midiática. ‘’Uma das partes mais importantes que eu vejo nisso tudo é a educação midiática. Um dos efeitos dessa revolução na comunicação é fato de você ter várias pessoas que passam a ter acesso direto as redes sociais, mas que tem dificuldades de entender como a comunicação funciona. Entender como elas podem e estão sendo manipuladas. Nesse ponto a sociedade tem o dever de educar melhor as pessoas para que elas consigam entender melhor as plataformas que elas próprias usam’’.


Além disso, ele fala sobre o começo da carreira, a informação como estratégia de poder, a regulamentação da mídia, entre outros assuntos. O internauta pode acompanhar o programa completo clicando aqui.


O projeto


O programa Apura Verdade é um projeto do grupo pesquisa 'Novas Práticas em Jornalismo: Inovações no Ensino para o Combate à Desinformação'. Orientado pelas professoras Karine Vieira e Monica Fort, ele traz entrevistas com jornalistas e pesquisadores que trabalham no enfrentamento da desinformação. A finalidade é falar sobre as práticas desenvolvidas nesse processo e entender o contexto do atual trabalho jornalístico. As edições anteriores estão disponível no YouTube, Spotify e você também pode acompanhar pelas redes sociais, no Facebook, Instagram e Twitter.



Comments


bottom of page