top of page

Cobertura de Guerra é tema do Literacia da Mídia


O programa Literacia da Mídia com o tema “desafios da cobertura independente em zonas de guerra", foi ao ar nesta quarta-feira (11). Os professores Guilherme Carvalho e Mauri König receberam o jornalista Fernando Levinsk, que foi até a Polônia registrar os efeitos da guerra no país vizinho sobre a população. 


Sem o suporte de grandes veículos de comunicação, Fernando transitou pela Polônia 8 a 18 de abril. O país foi o destino da maior parte dos ucranianos que buscavam fugir dos ataques russos. ‘’Eu queria ter essa oportunidade de estar perto de uma zona de conflito pra poder saber do lado e dar a oportunidade pra contar essas histórias’’, diz o jornalista.  


A produção independente foi um dos desafios que o jornalista encontrou. ‘’Eu cheguei com um orçamento em que eu considerei restrito. Aí eu tentei economizar. Ao máximo mesmo, porque as eventualidades de uma viagem e de uma cobertura jornalística, as coisas inesperadas surgem e você tem que estar preparado para isso’’, avalia Levinsk. ‘’Eu senti as dificuldades de não ter um suporte, uma retaguarda mais estruturada e mais confortável. Numa cobertura como essa faz toda a diferença’’. 


Mesmo perante as dificuldades, o jornalista fez a cobertura e falou sobre a realidade sobre o povo ucraniano que viu quando estava em solo polonês. “Um povo extremamente receptivo, amistoso e caloroso. Eu não tive dificuldade alguma de conhecer locais, porque as pessoas me recebiam, me explicavam e, claro, tem uma outra face que é a face das pessoas fragilizadas por uma guerra. Você claramente via que o ucraniano está fragilizado, triste, traumatizado.’’, relata.  


A cobertura foi postada em suas redes sociais. Além disso, o trabalho está disponível no site do jornalista.


Sobre o programa 


O Literacia da Mídia é produzido pelo curso de Jornalismo da Uninter e a Central de Notícias Uninter. A exibição ocorre no canal do Youtube do curso e no Facebook da Rádio Uninter.


Imagem: Print do programa.

留言


bottom of page