top of page

Alunas da Uninter são selecionadas para curso de jornalismo da Cruz Vermelha

há 4 horas
2 min de leitura
Foto: Comitê Internacional da Cruz Vermelha 
Foto: Comitê Internacional da Cruz Vermelha 

Três alunas do curso de Jornalismo da Uninter foram selecionadas para participar da 25ª edição do Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada, promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais. A lista dos aprovados foi divulgada em 9 de setembro no site da Oboré Projetos Especiais.


Neste ano, o processo seletivo recebeu trabalhos de estudantes matriculados em 104 instituições de ensino superior de 23 estados brasileiros. Entre os selecionados estão as estudantes de Jornalismo da Uninter Amanda Kezia Oliveira Monteiro, Ana Clara Lourenço Botelho da Silva e Jessica Lima, que descreveu a experiência como uma oportunidade de aprendizado e aprofundamento profissional.


“Tem sido uma experiência de muito aprendizado e satisfação pessoal, por se tratar de uma área jornalística que engloba o Direito Internacional Humanitário (DIH), tema pelo qual sempre tive interesse em me aprofundar”, afirmou.


A estudante também destacou o contato durante a formação, com o coordenador pedagógico do curso de Jornalismo em Guerra e Conflitos Armados, o jornalista Aldo Quiroga. “Como bônus, nós, estudantes, ainda recebemos dicas e orientações do nosso coordenador Aldo Quiroga, jornalista da TV Cultura e professor”, disse.


Com o objetivo de promover o autoconhecimento e incentivar a formação profissional de estudantes de Comunicação, o projeto Repórter do Futuro recebeu 296 inscrições entre 20 de julho e 16 de agosto. Ao todo, 50 participantes foram selecionados para integrar a turma que discutirá as principais preocupações humanitárias do CICV no Brasil e as normas aplicáveis em situações de conflito armado.


Os selecionados participarão de cinco encontros online entre 22 de agosto e 17 de outubro. Durante as atividades, terão contato com profissionais que atuaram como correspondentes em zonas de conflito e conhecerão experiências relacionadas à produção de reportagens e à realização de uma cobertura ética e responsável, centrada nas histórias das vítimas desses contextos.


A iniciativa também apresenta a atuação humanitária do CICV, baseada nos princípios de neutralidade, imparcialidade e independência.


Ao final do curso, os participantes que atingirem a média exigida receberão certificação de participação e extensão universitária. A atividade conta com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão de Políticas Públicas Sociais (IPFD).

 
 
 

Comentários


bottom of page