top of page

Transtorno de ansiedade atinge 19 milhões de brasileiros


Ansiedade é uma emoção forte que se sente por meio de situações intensas ou ameaçadoras. Junto com outros tipos de transtornos, como depressão e fobias, o mal atinge 10% da população brasileira. A taxa é uma das maiores do mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As mulheres são as principais vitimas, são cerca de 80% do total de diagnósticos.

Segundo a psicóloga Priscila Biral, as causas da ansiedade variam de questões genéticas e comportamentais. Crises financeiras e problemas de relacionamentos são as que mais aparecem nos consultórios. Os efeitos que a ansiedade generalizada causa são difíceis de controlar e interfere na atividade geral do individuo.

Os tratamentos podem ser psicofarmacêuticos, especialmente antidepressivos reguladores da serotonina, sendo utilizados dependendo da gravidade dos sintomas ou da presença de outros distúrbios associados à depressão, em combinação com tratamento cognitivo-comportamental.

A resposta da ansiedade pode variar de pessoa para pessoa, o que elas têm em comum são os pensamentos, emoções, sintomas e comportamentos físicos. Para saber mais sobre ansiedade, como é feito o controle e até um relato de quem viveu de perto o transtorno, confira a matéria completa da edição 64 do Jornal Marco Zero, produzida pela estudante Ivone Souza.

Foto: Pixabay

18 visualizações
bottom of page