top of page

Futuros docentes com nova perspectiva sobre o ambiente escolar


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) criado pelo Ministério da Educação (MEC) proporciona a estudantes de licenciatura uma nova perspectiva sobre o ambiente escolar. Com o objetivo de melhorar a formação de professores que atuarão na educação básica, os bolsistas são inseridos no universo das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica.

No IFPR, uma das instituições beneficiadas com o programa, os bolsistas do Pibid desenvolvem atividades de educação ambiental como oficinas com plantas (horta vertical e canteiros), oficinas de marcenaria utilizando materiais recicláveis como pallets, entre outras atividades. As oficinas são atividades práticas e complementares às aulas que os docentes bolsistas realizam na instituição.

Além da melhora no ambiente escolar, o programa é uma via de mão dupla, onde os bolsistas ganham capacitação para a docência e a escola que os recebe adquire um novo olhar sobre a prática docente. Confira a matéria completa produzida pela estudante Amanda Zanluca para a EntreVerbos.

Foto: Amanda Zanluca

8 visualizações
bottom of page