top of page

Começa nesta sexta-feira o seminário de pesquisa em comunicação do Uninter


Começa nesta sexta-feira (10) 4ª edição do Seminário de Pesquisa em Comunicação, evento de debate científico promovido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade do Centro Universitário Uninter. O evento, realizado anualmente pela instituição, será no Campus Tiradentes, em Curitiba, e terá programação também no sábado (11), com debates e apresentação de resultado de pesquisas.

A palestra de abertura do congresso, que começa às 19 horas, será com os pesquisadores Letícia Herrmann, da UFPR, e Ivam Bomfim, da UEPG, que vão traçar um panorama sobre o cenário da pesquisa nas áreas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no país. Os palestrantes também apresentarão um pouco sobre as experiências em suas instituições e sobre a trajetória de carreira de pesquisador.

No sábado (11), a programação do evento contará com a apresentação de dez trabalhos de pesquisas científicas inscritos no evento, representando sete instituições de ensino e pesquisa. As apresentações serão divididas em dois grupos de trabalho: Jornalismo, Mídia e Tecnologia; e Comunicação, Consumo e Cibercultura. As apresentações começam a partir das 9 horas, no Campus Tiradentes. O evento é gratuito e será emitido certificado de horas complementares para alunos. Confira abaixo a grade de apresentação dos trabalhos.

GT JORNALISMO, MÍDIA E TECNOLOGIA

A inovação como dimensão de pesquisa em jornalismo

Alexsandro Teixeira Ribeiro (Uninter), Guilherme Carvalho (Uninter), Alexandre Correia dos Santos (Uninter), Ana Paula Oliveira (Uninter), Clovis Pedrini (Uninter)

Empreendedorismo e inovação: um desafio para as escolas de jornalismo

Karine Moura Vieira (Uninter), Ângela Ravazzolo (ESPM), Ivan Bomfim (UEPG)

Um estudo do imaginário do jornalista e os desafios vinculados a Fake News

Patrícia Lourenço da Silva (Uninter), Liliane Jochelavicius (Uninter), Mônica Cristine Fort (Uninter), Jeferson Ferro (Uninter)

“Se é para o bem de todos e felicidade geral do Paraná, estou pronto! Digam ao povo que fico.” Pré-campanha ao governo do Paraná em 2018

Luciene Pazinato da Silva (PUC-SP), Vera Chaia Michalany (PUC-SP)

A campanha eleitoral de Bolsonaro no Twitter

Romer Mottinha Santos (Uninter), Doacir Gonçalves de Quadros (Uninter), Deysi Cioccari (FaCasper)

GT COMUNICAÇÃO, CONSUMO E CIBERCULTURA

O Facebook de Rafael Greca: da campanha eleitoral à gestão da prefeitura de Curitiba

Ezequiel Schukes Quister (Uninter), Doacir Gonçalves de Quadros (Uninter)

Hábitos de consumo da Rádio Comunitária 87.9 FM por ouvintes diaspóricos

Lidia Paula Trentin (UTP)

Alguns usos das Tecnologias da Comunicação por migrantes e refugiados em Curitiba

Álvaro M. Pino Coviello (Universidade Nacional de Tucumán e Università degli studi de Cagliari), Elisabetta Gola (UNICA)

Autorretratos: Construção da linguagem fotográfica de Vivian Maier

Marcia Boroski (Uninter), Larissa Cristina Rodrigues da Silva Vilela (Uninter), Millena Queiroz Prado (Uninter), Monize de Oliveira Ramos (Uninter)

Fotografia de família enquanto habitus dentro do nosso amplo presente

Emmanuel Alencar Furtado (UTP)

bottom of page