top of page

Uninter marca presença no ENPJ

O 18° Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), que aconteceu do dia 25 ao 27 de abril na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), contou com a apresentação de 7 trabalhos, com a participação de professores e alunos de Jornalismo do Centro Universitário Internacional Uninter. O evento, que é realizado todos os anos, reúne dezenas de pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas regiões do Brasil e da América Latina.

O diretor científico da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), Guilherme Carvalho, conta que o Uninter teve uma participação excelente em relação aos trabalhos inscritos, além de receberem elogios. “Surpreenderam muita gente, pois muitas pessoas que não conheciam a nossa produção e ficaram espantados com a qualidade dos trabalhos que foram apresentados. Isso é um excelente resultado no meu ponto de vista”, Afirma.

Além disso, o professor conta que foi interessante o envolvimento dos graduandos no evento, indicando que isso é um sinal de que os estudantes também percebem a importância da prática de pesquisa e participação em um evento como este.

Para a maioria dos graduandos que participaram, essa foi a primeira experiência em um congresso científico fora da cidade onde estudam. Gabriel Mafra, aluno de jornalismo, relatou sua experiência: “Participar foi muito importante para mim porque vi trabalhos de acadêmicos e professores do Brasil inteiro. Foi um aprendizado diferente. É muito importante que nós estejamos ligados às novas tecnologias da nossa profissão”.

Patrícia Lourenço contou que participar do congresso foi muito gratificante, especialmente para a interação entre alunos e professores. “Os congressos, de modo geral, contribuem muito para o enriquecimento do estudante. Os comentários e os feedbacks dos debates fazem com que aprendamos de diversas maneiras. Tudo isso agrega conhecimento”, diz.

Já o estudante Renan Alex contou que ficou muito nervoso, mas acredita que é normal em um congresso com professores de jornalismo. “Com a apresentação, fui me soltando e falando mais, desenvolvendo e mostrando do que se trata a pesquisa. Ao fim, todos na sala gostaram. Na roda de perguntas, a maioria foi sobre o meu grupo de pesquisa”, comenta. Ele comentou ainda que irá levar muitas experiências desse evento.

Além das apresentações de trabalhos, o evento também contou com diversas atividades como fóruns, encontro entre coordenadores de curso de Jornalismo, mesas-redondas, lançamentos de livros, painéis de debates, programação cultural, oficinas e grupos de pesquisa.

10 visualizações
bottom of page