Curitiba recebe a Jornada de Agroecologia; Universitários poderão fazer a cobertura


Expositores de todo o Brasil vem a Curitiba na 17º Jornada de Agroecologia (Crédito: Eduardo Vernizi)

Curitiba recebe a 17º edição da Jornada de Agroecologia, entre o dia 6 e 9 de junho. É a primeira vez que o evento acontece na capital paranaense e as atividades acontecerão em diversos pontos do centro. A jornada é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e conta com o apoio de mais de 40 movimentos e entidades paranaenses.

A expectativa é reunir cerca de 60 expositores, que estarão disponibilizando seus produtos em uma feira, na Praça Santos Andrade. Também estão previstos shows, seminários, oficinas e atividades culturais na reitoria e no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A programação completa pode ser conferida em www.jornadaagroecologia.com.br.

Cobertura universitária

Estudantes de jornalismo também terão a oportunidade de fazer a cobertura da Jornada. O Sindicato dos Jornalista Profissionais do Paraná (SindiJorPR) e o coletivo de professores e estudantes de Jornalismo #ChegaJunto estão organizando um pré-evento para cobertura universitária.

O evento contará com a presença de um agricultor agroecológico, além de uma das responsáveis pela comunicação da Jornada, a jornalista Ednubia Ghisi.

"É fundamental que os estudantes conheçam hoje a realidade sobre a agroecologia no país. Temos índices altos de agrotóxicos no Paraná e essa é uma forma de abrir os olhos dos futuros jornalistas sobre algo que precisa ser maciçamente noticiado", afirmou Ghisi, que irá orientar os estudantes.

O pré-evento acontece no dia 22 de maio, na sede do SindiJorPR, e servirá como requisito para credenciamento dos interessados em participar da cobertura.