top of page

Uninter marca presença no Intercom Sul 2017

Congresso de Comunicação reúne estudantes e professores dos cursos da região sul

Alunos da Uninter no Intercom Sul 2017 (Foto: Robson Campos)

O Expocom e o Intercom Sul, que aconteceu do dia 15 ao dia 17 de junho na sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul, contou com apresentações de trabalhos e a participação de alunos e professores dos cursos de Comunicação da Uninter. Todos os anos são realizados cinco congressos regionais que, no final, reúnem milhares de pesquisadores, profissionais e estudantes das diversas regiões. Nesse ano, só no Sul do Brasil, o Intercom contou com as inscrições de 2,3 mil pessoas e mais de 500 trabalhos e no total eram 80% só de graduação.

Confira galeria de imagens no rodapé

O sócio do Intercom, Antônio Carlos Hohlfeldt, que esteve presente na abertura do congresso, falou que “essa reunião, essa troca de informações, de práticas e de experiências ela é fundamental”. Ainda segundo Hohlfeldt, “a Intercom é obrigada a montar uma infraestrutura para poder receber os trabalhos que vão evoluindo junto com as tecnologias, nossa evolução tecnológica acaba sendo constante, para que tudo que os alunos façam possa chegar até a gente”.

A Uninter participou com nove trabalhos apresentados no Expocom, um trabalho no Intercom e sete no Intercom Junior. Para a maioria dos alunos que participaram essa foi a primeira experiência da maioria deles em um congresso fora da cidade, e a tensão foi grande.

Dan Marcos Moreira, aluno de Publicidade e Propaganda, relatou a experiência: “fiquei bastante nervoso mas estou feliz, essa foi a minha primeira apresentação fora da faculdade”.

Já Guilherme Kaleo Sampaio, também de Publicidade, falou que é normal o nervosismo antes da apresentação mesmo conhecendo e confiando no material, existem outras instituições e outros materiais muito bons também.

Jheison Holthausen, um dos professores do curso, avaliou como positiva a participação. “A delegação da Uninter, neste ano, superou em grande medida a delegação das outras instituições. Em todas as salas que fomos, a Uninter foi a maioria, e isso foi muito legal, todo esse apoio moral para os colegas é muito importante”. O professor ainda completa que congressos, simpósios, seminários acabam sendo importantes para os alunos perceberem o nível de qualidade exigido nos trabalhos acadêmicos.

Para a professora e coordenadora da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (Grafita), "os eventos científicos são extremamente importantes para a formação acadêmica. Além de trocar experiências, os alunos e alunas têm diferentes oportunidades de aprendizado que proporcionam uma visão mais ampla da área de formação através do contato com profissionais e novas visões sobre temáticas relevantes​". O importante nem sempre é ganhar e sim a experiência que todos adquirem em um congresso como esse.

Etapa Nacional

O Intercom Nacional 2017 ocorrerá em Curitiba, no campus da Universidade Positivo (UP) de 04 a 09 de setembro. as inscrições vão até o dia 15 de julho. Para mais informações clique aqui. Ano que vem o Intercom Sul será em Cascavel.

Galeria de fotos

bottom of page