top of page

Uninter tem recorde de trabalhos selecionados no Intercom Sul 2017


O jornal mural ComunicArte, orientado pelo professor Eugênio Vinci de Moraes, vencedor da etapa regional do Expocom em 2016 está entre os finalistas deste ano.

Este ano a Uninter quebrou o recorde de projetos aprovados para a Expocom e Intercom Júnior. Ao todo foram 17 trabalhos selecionados, três a mais que em 2016. As pesquisas foram desenvolvidas por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Os cinco melhores trabalhos da região Sul irão disputar o prêmio na etapa nacional com os finalistas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-oeste. O evento será realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho, na Universidade Caxias do Sul – Caxias do Sul/RS. Os inscritos selecionados no congresso estão com a estadia e transporte garantidos. Toda a programação do evento você encontra no site do Intercom Sul 2017.

A repórter Aliana Machado conversou com o pró-reitor da Uninter Nelson Castanheira, que comentou sobre a importância de participar de um evento como o Expocom e Intercom Jr. Confira nesse áudio um trecho da entrevista.

O que é o Intercom

A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) reúne anualmente cerca de 3,5 mil pessoas, entre estudantes e professores. Os alunos participam nas categorias: Expocom (destinado aos melhores trabalhos experimentais realizados por alunos de graduação em Comunicação Social) e Intercom Júnior (um espaço para acolher artigos científicos produzidos por estudantes e recém graduados em Comunicação).

Segue a lista dos trabalhos aprovados:

Prêmio Expocom

- Blog Superdental: A Importância de um Blog Para o Marketing Digital

Modalidade: Blog (avulso)

- ComunicArte: jornal laboratório e o processo de constituição da cidadania

Modalidade: Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)

-Grafita Agência Experimental de Publicidade e Propaganda

Modalidade: Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)

- O design de embalagem como sinônimo de praticidade e vantagem competitiva para empresas

Modalidade: Embalagem (avulso)

- Manifeste sua expressão, liberte seus passos: Campanha publicitária para escola de dança Cenário Espaço Arte

Modalidade: Campanha Publicitária (conjunto/série)

- O Talismã

Modalidade: Ficção em vídeo e tele – Telenovela, séries televisivas e afins (avulso ou seriado)

- A Casa do Quadrinho Curitibano: Muito Além dos Comics

Modalidade: Filme de não ficção/documentário-docudrama (avulso)

- Oito entre dez casos de violência contra crianças acontecem em casa

Modalidade: Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)

- Jornal Marco Zero

Modalidade: Jonal-laboratório impresso (avulso/conjunto ou série)

Intercom Jr

Artigo: Guacamole da Paixão e Uma Análise Intertextual com A Usurpadora

Aluno: Jabes Venancio

Professor: Patrick Diener

Artigo: O corte da placa de prata: uma ação inconsequente ou estratégia de marketing - uma análise sobre o youtuber Aruan Félix

Aluno: Everton Silveira

Professor: Regis Rieger

Artigo: As crônicas das telas às redes: a conquista dos continentes midiáticos através do fenômeno de segunda tela em Game Of thrones

Aluna: Itaciana Pereira

Professora: Ana Heck

Artigo: Videoclipe inspirado em filme: uma análise visual do videoclipe Sunshine

Aluna: Gisele Nery

Professor: Patrick Diener

Artigo: Batman vs Superman: a origem da interação e do engajamento

Aluno: Guilherme Kaleo

Professora: Ana Heck

Artigo: A utilização do humor em campanhas que abordam a temática da morte: um estudo de caso sobre o filme publicitário The Biggest Asshole

Aluno: Robson Campos

Professora: Ana Heck

Artigo: Agência Pública: uma alternativa à mídia convencional

Aluna: Denise Becker

Professor: Guilherme Carvalho

Intercom

Artigo: As relações entre Publicidade e Gênero Feminino nas pesquisas dos Congressos da Região Sul do Brasil realizados pela Intercom entre 2007 e 2016

Professoras: Ana Heck e Máira Nunes

bottom of page