top of page

Em visita à redação, alunos discutem transformações do Jornalismo


Recentemente o jornal Gazeta do Povo anunciou mudanças na sua forma de circulação das notícias – do impresso diário para uma edição semanal, com foco, em primeiro lugar, no meio digital. Na redação do jornal, ainda em processo de modificação, a jornalista Fernanda Leitóles recebeu os alunos da UTA Web do curso de Jornalismo da Uninter para apresentar um pouco da rotina de trabalho e conversar sobre essa nova fase do veículo.

Fernanda, que é editora de Curitiba, editoria que trata das pautas de cidade, falou sobre as mudanças pelas quais o jornal vem passando e o aumento do trabalho direcionado para os dispositivos móveis. “Se, vindo para a redação, o repórter passou por um acidente, ele já vai fazendo um flash, aí chega aqui e já posta. Não tem que esperar", pontua. Somente depois do fato estar no ar é que serão pensadas pautas mais elaboradas, sobre os desdobramentos do acontecimento.

A jornalista explica também que o jornal tem abrangência nacional, mas a principal preocupação ainda é levar a informação local para o público de Curitiba. O esforço é para dar a notícia em primeira mão, com os recursos da web. "Tem uma greve de ônibus, vocês estão vendo, é live no Facebook", exemplifica.

A Gazeta voltada para a web

A Gazeta do Povo é um jornal que começou impresso e, aos poucos, foi incorporando as características próprias da web. A promessa agora é tornar essa plataforma o carro-chefe da empresa.

Com as mudanças do suporte, além das novas tecnologias, as editorias também sofreram alterações. A editoria que fala de Curitiba, por exemplo, vai ficar ainda mais ágil. Passa a publicar com maior velocidade os fatos mais relevantes para quem mora aqui, sem deixar de pensar naqueles que não moram.

Há um investimento em estrutura tecnológica para produção noticiosa. O publicador específico que a redação tinha até então, por exemplo, não funcionava bem por celular - o que demandava a publicação das notícias em um notebook quando a equipe estava na rua.

A reformulação da Gazeta prevê uma ferramenta para que o repórter possa fazer as publicações de textos e fotos no local do acontecimento, diretamente do celular. Isso vai trazer mais imediaticidade na divulgação de notícias.

Produção: Barbara Carvalho, Carolina Salvador, Emanuel Andrade, Jeniffer Silva, Jéssica Batista, Kelen de Souza, Liliane Jochelavicius e Raul Cruz Ferreira

Professora responsável: Eloisa Loose

70 visualizações
bottom of page