top of page

Uninter será representada na ENEJor

Atualizado: 18 de abr. de 2022


Maurício Geronasso inscreveu o trabalho "A Experiência da Produção Remota do Uninter Informa". Créditos: Maurício Geronasso.


A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), irá realizar entre os dias 20 e 22 de abril o 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor 21). A programação também terá outros eventos como o 17º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ); 12º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo; 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Extensão em Jornalismo. Está edição terá o formato híbrido (presencial e remoto), por conta da pandemia da Covid-19. Este ano, quatro trabalhos representerão a Uninter.


O professor Alexsandro Ribeiro irá apresentar juntamente com o professor Guilherme Carvalho, um relato de atividades da disciplina de Teoria do Jornalismo para o EAD. O professor Alexsandro comenta sobre o trabalho inscrito. "O foco é relatar o uso de tecnologias ativas, de metodologias ativas como forma de melhor apresentar a disciplina, envolver os alunos, de demonstrar a importância que essa disciplina tem para a base crítica dos alunos com relação ao Jornalismo. Considerando que a Teoria do Jornalismo é uma disciplina fundamental para todos os cursos e que ela apresenta as bases e os pilares dos conceitos principais que norteiam o pensamento jornalístico."


Maurício Geronasso é aluno do curso de Jornalismo e irá apresentar na modalidade Produção Laboratorial eletrônicos e impressos os trabalhos realizados durantes as produções das edições do programa de radiojornalismo Uninter Informa. "Acredito que apenas o fato de poder submeter um trabalho como esse a um encontro como o ENEJor, já é uma vitória que agrega em muito a vida profissional. Posso, enquanto acadêmico, participar da construção de uma nova geração de jornalistas e desde já posso contribuir com a sociedade. É gratificante.", enfatiza Maurício.


ENEJor


O Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo é o antigo Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), promovido anualmente pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), antigo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ).


O encontro foi proposto durante o Seminário de Atualização para Professores de Jornalismo promovido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1994, tendo sua primeira realização em 1995 durante o encontro do Intercom de 1995, em Aracaju, Sergipe. O evento tem como finalidade reunir docentes e discentes da área de jornalismo para refletir, trocar experiências e apresentar resultados de pesquisas sobre o ensino e extensão na formação de jornalismo.


Confira a lista de trabalhos que representarão a Uninter na edição deste ano:


1- "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE TEORIA DO JORNALISMO A DISTÂNCIA" por Guilherme Carvalho e Alexsandro Ribeiro Teixeira


2- "A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO REMOTA DO UNINTER INFORMA" por Maurício Neves Geronasso e Guilherme Carvalho


3- "PROCESSOS DE CHECAGEM DA AOS FATOS : UMA ANÁLISE DAS FONTES UTILIZADAS PARA CONTESTAR CONTEÚDOS FALSOS SOBRE REMÉDIOS PARA COVID" por Paulo Pessôa Neto e Guilherme Carvalho


4- "APURA VERDADE: DIÁLOGO SOBRE INOVAÇÕES PARA PENSAR O ENSINO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO" por Mônica Cristine Fort e Karine Moura Vieira

Comments


bottom of page