top of page

Sergio Lüdtke, do projeto Comprova, é o convidado do primeiro Literacia da Mídia do ano



O primeiro programa Literacia da Mídia do ano foi para as redes na última quarta-feira (16). Os professores Guilherme Carvalho e Mauri König receberam editor chefe do Projeto Comprova, Sérgio Lüdkte.

O episódio "Os desafios do acesso à informação para o jornalismo" debateu as atuais dificuldades que o jornalista enfrenta em um cenário de desinformação. “Os desafios são muito grandes, mas passam, por exemplo, pela sustentabilidade do Jornalismo e pelo preparo dos profissionais, mas se tivesse que escolher um dos desafios, eu acho que seria a questão da confiança, da credibilidade’’, avalia. ''Nesse momento é um ativo que nós precisaríamos ter, principalmente no ambiente em que o conteúdo jornalístico precisa concorrer com algo tão forte que é a desinformação''.


Além disso, o jornalismo local também fez parte do debate. "O jornalismo local é algo fundamental para a construção da democracia, porque é com o poder público local que as pessoas se relacionam mais diretamente. É onde elas percebem mais a presença do Estado''.


Lüdtke também ressalta a importância do jornalismo. "O jornalismo é a única forma de contenção para quem quer semear a desinformação. A gente não tem pessoas formadas midiaticamente'', diz. "O jornalismo ainda tem suas culpas, mas ele ainda é, e provavelmente sempre será, a melhor maneira de combater a desinformação''.


Confira o episódio completo:





Sobre o Literacia da Mídia


O Literacia da Mídia é produzido pelo curso de Jornalismo da Uninter e a Central de Notícias Uninter. A exibição ocorre no canal do Youtube do curso e no Facebook da Rádio Uninter.



30 visualizações

コメント


bottom of page