top of page

Seminário debate mídia, poder e conflito em sua sétima edição

Estudantes e professores pesquisadores de 25 instituições apresentaram seus trabalhos



A sétima edição do Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, realizado nos dias 29 e 30 de julho, reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país. O evento teve recorde de participação, com 80 trabalhos selecionados e contou com 750 inscritos. As atividades foram realizadas remotamente e coordenadas pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Sociedade.


A mesa de debate, realizada na noite do dia 29, contou com a mediação do professor Alexandre Correia dos Santos. Participaram como convidados a professora Cintia Xavier, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e professor Haroldo Capote Filho, do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba).


Em sua explanação, Xavier abordou questões como o fato jornalístico, democracia e comunicação e fake news. "Se a gente debate e fundamenta bem a questão da constituição do fato jornalístico, ou seja, se a gente traz clareza para esse conceito, de certa maneira, a gente também ajuda a melhorar o nosso conhecimento e melhorar nossa forma de abordar essa outra questão, que não é nova, embora pareça nova por conta das redes sociais. A gente tem um aprofundamento das notícias falaciosas no universo da desinformação", defendeu a professora.


O professor Capote Filho falou sobre o percurso da investigação do seu doutorado que abordou violência simbólica na publicidade. Ele buscou mostrar aos expectadores que pretendem adentrar no mundo da pesquisa como é o processo de elaboração do projeto e seu desenvolvimento por meio do método científico.


Grupos de trabalho


Os trabalhos submetidos ao evento foram apresentados na tarde do dia 29 e na manhã do dia 30. Os participantes, representando 25 instituições de ensino superior de diferentes estados, puderam compartilhar resultados de pesquisa em dois grupos: Jornalismo, Mídia e Tecnologia e Comunicação, Consumo e Cibercultura.


Fonte: Organizadores


O mestrando em Comunicação e Linguagens, da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Joao Victor Silva de Sousa, participou pela primeira vez do Seminário quando ainda era estudante de Ciência Política na Uninter. "Esta foi minha terceira participação, agora como mestrando. Tudo fruto do projeto de pesquisa que a instituição proporciona", diz o estudante. "Me senti contente com mais apresentações do norte do Brasil e com o tema proposto", completa.


Crédito imagens: Prints de organizadores




43 visualizações

Comments


bottom of page