top of page

Sem lar e sem políticas públicas: gatos abandonados no interior de São Paulo preocupam moradores

Gato abandonado nas ruas do Jardim Brasil / Crédito: Lara Oliveira. 


Moradores do bairro Jardim Brasil, em Garça/SP, reclamam do crescente número de gatos abandonados. A presença contínua de animais famintos à porta das residências e as queixas recorrentes sobre invasões dos animais em busca de comida tornaram-se uma realidade perturbadora para a comunidade local. Apesar dos prejuízos e da significativa interferência na qualidade de vida dos residentes, a prefeitura ainda não se manifestou a respeito. 


De acordo com uma das moradoras da rua Catarina Malvesi, que preferiu não se identificar, a situação já perdura há alguns anos, tendo iniciado por volta de 2014, após uma das vizinhas adotar uma gata e não tratar do animal. A cada cria, tanto os filhotes quanto a própria gata ficavam aos cuidados dos vizinhos, que, com pena da situação, os alimentavam. Esses animais nasciam e cresciam nas ruas. Alguns anos depois, o número de gatos havia crescido muito e se tornado insustentável.    


“Tentei contatar a SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), mas disseram que tínhamos que ter denunciado quando o caso começou, e que agora já não podiam fazer nada. Ela [a vizinha] adotou um cachorro. Estamos de olho. Agora sabemos que, se sair uma ninhada, devemos denunciar”, afirmou a moradora.  

Casinha construída por um dos moradores para abrigar gatos de rua / Crédito: Lara Oliveira. 


Apesar da existência das leis Nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e Nº 14.064, que preveem punições a casos de maus-tratos e abandono de animais, muitas pessoas ainda desconhecem a possibilidade de denúncia, bem como os procedimentos para fazê-la. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, o Brasil atingiu uma marca de 30 milhões de animais abandonados, sendo 20 milhões de gatos e 10 milhões de cães. O conhecimento dos protocolos de denúncia, além de políticas públicas que atuem nesse sentido são fundamentais para a redução desses números.    


Até o momento, não houve declarações da Prefeitura Municipal ou da SAMA. Os moradores seguem aguardando pela resolução do problema. 


 
 
 

Comments


Este site foi criado em 2017 pelo curso de Bacharelado em Jornalismo do Centro Universitário Internacional.

A reprodução integral ou de parte do conteúdo é permitida desde que citada a fonte, incluindo o nome do autor e do site.

Política de privacidade

bottom of page