Revista F traz releituras de mulheres do campo da ciência



A última edição da Revista F, apresenta releituras fotográficas no especial Mulheres na Ciência. Publicada no final de 2020, as releituras são de personagens como Hipátia, Marie Curie, Anna Atkins, Hedy Lamarr, Nise da Silveira e Enedina Alves que fizeram história no mundo da ciência.


Renata Voss Chagas (2013) no artigo "A questão da releitura e da citação no processo de criação publicitária", define a releitura como "sendo a possibilidade de a partir de uma imagem realizar outra, conferindo-lhe também outro significado, mas mantendo um referencial".


A releitura é uma das formas de expressão artística em que existem diversas possibilidades de interpretações. Vânia Myrrha (2009, p. 1) traz outra interpretação da noção; ela acredita que “ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. [...] O mais importante é criar algo novo que mantém um elo com a fonte que serviu de inspiração”.


Além da releitura, a 10ª edição da Revista F conta a história dessas mulheres que, depois de anos de luta por equidade de gênero, conseguiram adentrar no campo da ciência de onde eram afastadas por questões sociais e culturais, ou até mesmo por leis que impediam o seu ingresso em instituições de ensino.


Créditos da foto: Júlia Roque